Vender é a base, o cerne de sustentação de toda e qualquer empresa. Podemos ter um ótimo produto, uma produção de alta qualidade, mas se as vendas não acontecerem, a empresa fecha as portas. Por isso listamos as ferramentas de vendas mais eficazes nos processos de vendas.
Saiba como utilizar estas 7 ferramentas de vendas para ajudar você e sua equipe a vender mais. Ainda veja perspectivas novas sobre as ferramentas disponíveis no seu dia a dia e como utilizá-las, logo abaixo.
O famoso e velho E-mail… Já o deram como falecido há tempos, porém ele sempre se mostra muito eficiente quando refere-se a vendas B2B (business to business, o que quer dizer, “de negócio para negócio” ou de “empresa para empresa”). O uso comum do E-mail no ambiente empresarial acontece tanto na comunicação interna como com clientes e fornecedores.
O E-mail apesar de ser uma das ferramentas de vendas mais antigas no mundo dos negócios, ainda é muito eficaz, pois permite uma conversa direta, sem interrupções e ruídos de comunicação. Mas o e-mail tem seu ponto negativo: não te dá resposta imediata, é preciso aguardar o retorno.
Ainda assim o e-mail quando usado da forma correta, é uma grande ferramenta para fazer uma negociação e fechar uma venda com sucesso.
CELULAR
Esta ferramenta de vendas é primordial e todo bom vendedor precisa ter, o celular. Além de todos os aplicativos que podem ser utilizados pelo celular, há uma infinidade de atividades que são realizadas só utilizando o pequeno aparelho que cabe nas mãos.
Mas quero me ater a ferramenta pelo qual o celular foi criado para realizar: a ligação telefônica. Sim! Temos esquecido que podemos falar com o nosso cliente. E muitas vezes, o que está faltando para fechar uma venda é a conversa mais direta, não é mesmo?
A ligação telefônica deixa a conversa mais pessoal, rápida e sucinta, fácil de chegar a um consenso com quem está do outro lado na linha para acertar o que está pendente. Essa ferramenta é essencial quando se trata de fechamento de negócio, quando o lead está no momento de decisão e como sempre começa a procurar formas de ter mais tempo, procurando prorrogar a decisão.
Não se esqueça, nesses casos, para bater o martelo e fechar a venda a única forma é conversando com sua oportunidade de negócio, “levantando o telefone do gancho” e fazendo uma ligação!
Este tem sido uma forma simplificada de conversar com os contatos que precisa fazer ou dar andamento. O Whatsapp é uma ferramenta de vendas que veio para facilitar a vida do vendedor, “economizar saliva”, como diz o ditado. Como praticamente todos utilizam o whatsapp, inclusive para uso pessoal, torna-se cômodo e ao mesmo tempo eficiente a comunicação com o lead.
Esta ferramenta pode ser utilizada também para fazer o primeiro contato com o lead, já que o número de telefone geralmente é o mesmo que está cadastrado no Whatsapp. Além do mais, grande parte das pessoas prefere uma mensagem a uma ligação quando não sabem o que se trata o telefonema. Fica a dica então: primeiro contato, faça pelo whats!
SKYPE
Continuando na nossa lista de ferramentas de vendas, vemos o Skype como uma ferramenta estratégica nesta lista.
Diferente do WhatsApp, que é importante para fazer contato rápido com o lead e principalmente o primeiro contato, o Skype é muito bem visto para realizar apresentações e reuniões. Basicamente, ele é mais utilizado quando já se está em conversação com o lead, ou seja, já houve uma conversa inicial e para dar andamento a oportunidade, trocaram contato do Skype.
Esta ferramenta é muito interessante, porque permite realizar reuniões quase ao vivo, com a webcam, e ainda, com várias pessoas conectadas. Mais uma facilidade é o compartilhamento de tela, que permite fazer apresentações direto da tela do seu pc para o seu lead.
AGENDA
A boa e velha agenda ainda é um item importante na lista de ferramentas de vendas. Utilizando o modelo tradicional ou no formato de aplicativo no celular ou pc, podem trazer organização e previsibilidade a cada vendedor.
Percebe-se que apesar de haver formatos de agendas informatizadas como por exemplo o Agenda do Google, ainda a agenda em caderneta é muito utilizada. Pois a agenda tradicional dispõe a praticidade de fazer uma anotação rápida, que não se consegue com aplicativos no celular, principalmente para aqueles que fazem vendas externas.
Mas a agenda está ainda mais informatizada e traz maior comodidade ao vendedor, que tem o calendário pelo celular, tablet ou notebook. É possível criar lembretes de reuniões a serem avisados com um tempo de antecedência e para isso basta cadastrá-los na sua ferramenta de agenda. Cada vendedor pode organizar sua agenda e deixá-la automatizada!
LISTA DE TAREFAS
Assim como a agenda, as listas de tarefas também podem ser feitas tanto da forma tradicional, com um bloquinho ou caderno, como por aplicativos do celular, tablet ou computador. A correria do dia a dia nos pega desprevenidos vez ou outra se não utilizamos esta ferramenta.
Nada como ter uma lista de tarefas para dar organização e segurança a sua rotina de trabalho. Até mesmo quando as atividades estão escassas, a lista de tarefas é necessária também para preencher o seu dia, antecipar alguma visita, em suma, ela te dá uma visão de forma ampla do que precisa ser feito.
Ele vai te ajudar a organizar o seu dia e dar a visão necessária para antecipar ou adiar alguma atividade, sem deixar nada para depois, mas realizando tudo no seu tempo.
CRM
O CRM é uma das ferramentas mais importantes atualmente para gestão de clientes e leads. Sigla do inglês, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. O próprio nome diz, controla os processos de vendas, desde o primeiro contato até o pós vendas.
Ter um sistema CRM representa organizar os processos, softwares, estratégias de negócio ou até mesmo uma cultura organizacional. Se o objetivo é gerenciar a relação com os clientes para satisfaze-los e fidelizá-los, ajudando a reduzir custos e aumentar a qualidade dos seus serviços, essa ferramenta será ótima para você.
Muitos CRM estão disponíveis hoje no mercado, uns no modelo free outros pagos, uns mais simples outros mais robustos. Tudo vai depender do tamanho da sua necessidade, sua forma de vender, o quanto quer controlar, por exemplo. Segue algumas soluções encontradas em CRMs
1. GESTÃO DE AGENDAS E VISITAS, com o acompanhamento de toda a equipe.
2. acompanhamento das diferentes fases DE NEGOCIAÇÃO, separando os diferentes avanços no funil de vendas.
3. CRIAÇÃO DE ORÇAMENTOS E PROPOSTAS e na finalização do processo de vendas, vincular ao lead prospectando.
4. ROTEIROS DE VENDAS e de visitas aos prospects e clientes.
5. REGISTRO DE TAREFAS POR USUÁRIOS, que podem ser transferidas, com restrição de acessos e ações, para repassar tarefas a realizar.
6. PROSPECÇÃO E MERCADO (LEADS), registro de todos os leads e ações feitas na prospecção.
Conclusão
Há diversas ferramentas disponíveis e que podem proporcionar a cada vendedor grande eficiência em seu trabalho, e consequentemente, mais vendas. Mas independente de quantas ferramentas de vendas você está utilizando, o importante é realmente usá-las. Nada adianta apenas tê-las e não usufruir dos benefícios que cada uma pode trazer para os seus processos de trabalho.
Então, você pode escolher não usar todas as ferramentas, mas faça uma análise das que realmente irão te ajudar. Afinal, quem conhece mesmo o seu dia a dia é você. E mais, são seus próprios clientes que acabam cadenciando esse processo: tem aqueles que gostam muito de receber um e-mail, outros não, e assim varia. Enfim, avalie quais as melhores opções e desenvolva estratégias para elas. Assim suas vendas e a fidelização com o cliente será incrível!
Faça toda essa gestão de clientes e tenha relatórios do desempenho das suas vendas e vendedores com o Syon CRM e Syon ERP Industrial e Light para pequenas empresas!
Gostei muito das dicas e orientações
Ótimo que foi útil para você Ivo, volte sempre!