Fazer o mapeamento de processos é decisivo para a melhoria contínua de uma empresa. Entenda mais a seguir.
Vender um produto envolve uma diversidade de componentes. A empresa, por exemplo, deve divulgá-lo estrategicamente, precificá-lo do jeito certo e entregá-lo com responsabilidade (sem atrasos, contratempos nem nada que possa, de alguma forma, deixar o cliente insatisfeito).
Isso é só um exemplo, afinal, uma organização realiza uma infinidade de processos. Cada um deles com objetivos específicos, etapas únicas, setores responsáveis, particularidades, falhas, pontos de melhoria… e por aí vai.
O ponto é que, para que um negócio se mantenha competitivo, precisa buscar continuamente o aprimoramento. Isso relaciona-se diretamente com a melhoria dos processos, como os de atendimento ao cliente, fabricação de produtos, contratação de colaboradores e realização de campanhas.
Todos eles precisam ser melhorados. E um jeito de fazer isso de maneira assertiva é por meio do mapeamento de processos. Essa é a jogada. Quer saber como? Continue deslizando a tela.
O que é o mapeamento de processos?
Antes de abordar o que é o mapeamento de processos, é necessário que, primeiro, defina-se o que é um processo: sequência de atividades/etapas que tem um propósito específico. Sendo assim, uma empresa, por ter vários objetivos, realiza também vários processos.
Para que execute um processo de modo eficiente, no entanto, ela precisa utilizar alguns recursos, como os tecnológicos (quando usa um ERP, por exemplo), humanos (quando contrata colaboradores competentes) e materiais (quando compra matéria-prima).
Quando todas as etapas de um processo são estruturadas estrategicamente, a empresa consegue produzir as saídas, isto é, produtos, serviços, resultados, etc. Afinal, se há colaboradores capacitados, tecnologias eficientes e matéria-prima, por exemplo, consegue-se fabricar um produto de qualidade.
Agora que você entendeu o que é um processo, fica mais fácil compreender do que se trata o mapeamento de processos. A própria expressão já esclarece um pouco, pois ele é o meio pelo qual uma organização “mapeia” um processo industrial visando garantir que o seu funcionamento seja eficiente.
Em outras palavras, com o mapeamento de processos, a empresa tem uma visão macro não só de todos os processos industriais que realiza, mas também de todas as etapas que compõem cada um deles. Como será detalhado ainda neste conteúdo, pode-se fazer esse mapeamento de várias maneiras, como através do fluxograma e do mapofluxograma.
De qualquer forma, é a partir desse mapeamento que a organização consegue identificar eventuais falhas que estejam atrasando determinado processo, bem como quais colaboradores não estão cumprindo com as metas no prazo.
Ela também consegue identificar aspectos que, se melhorados, irão trazer maior produtividade, como fazer a otimização de recursos para evitar custos desnecessários e comprar matéria-prima de fornecedores confiáveis.
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Qual é o objetivo do mapeamento de processos?
Como abordado acima, o mapeamento de processos favorece uma empresa em diversos sentidos, já que permite que ela tenha um visão geral de todos os processos industriais.
Um dos principais benefícios desse mapeamento é justamente o ganho de produtividade. Afinal, caso identificado algum ponto que esteja atrasando a produção de um produto, por exemplo, ou atrasando a compra de matéria-prima para fabricá-lo, a empresa poderá adotar medidas assertivas para solucionar isso e, dessa forma, ganhar produtividade.
O mapeamento de processos, portanto, pode ser entendido como uma ferramenta mediante a qual uma organização consegue aprimorar-se continuamente. Ao fazer isso, ela se mantém competitiva no mercado, com excelente faturamento e conquistando clientes.
Na prática, as entregas não atrasam, o atendimento ao cliente é eficiente, os colaboradores são responsáveis, a matéria-prima não fica em falta, tem-se uma excelente gestão de estoque, as campanhas de marketing são promissoras e o setor financeiro mantém a saúde financeira em dia.
Ou seja, todos os processos industriais funcionam de forma fluida quando a empresa executa o mapeamento de processos.
Tipos de mapeamento de processos
Para realizar o mapeamento de processos, uma organização pode optar por algumas alternativas; cada uma delas, claro, têm particularidades. A seguir, listamos os principais tipos de mapeamento de processos.
Fluxograma
O fluxograma é o tipo de mapeamento de processos que utiliza formas e símbolos gráficos para representar a sequência particular de um processo. Ou seja, cada forma/símbolo diz respeito a uma etapa/atividade de determinado processo.
Aliás, é por conta dessa representação visual das informações que esse tipo de mapeamento facilita bastante a visão geral sobre um processo. É importante ressaltar, porém, que esse tipo, diferentemente do que veremos a seguir, é mais simples, com menos detalhes.
Fluxograma horizontal
O fluxograma horizontal nada mais é do que o fluxograma que acabamos de falar desenvolvido de forma mais avançada e completa. Nesse caso, a empresa consegue colocar mais detalhes, mais informações, para cada etapa de um processo. Isso torna este fluxograma mais preciso.
A configuração visual desse mapeamento fica da seguinte forma: em um quadro retangular, tem-se o eixo horizontal, no qual ficam todas as etapas de cada processo, ao passo que, no eixo vertical, ficam todos os responsáveis por realizar respectivamente cada etapa.
Mapofluxograma
Ainda que menos conhecido que os anteriores, o mapofluxograma é representado por meio de um layout da linha de produção de uma indústria. Esse é o primeiro ponto. O segundo é que esse mapofluxograma apresenta todo o trajeto que produto, material ou pessoa faz ao longo de toda a linha de produção.
Por conta dessas características, esse tipo de mapeamento de processos é bastante eficiente — e utilizado — em empresas que trabalham tanto com plantas produtivas quanto com linhas de montagem.
Mapeamento de processos: alavanque seu negócio
É indiscutível todos os benefícios que o mapeamento de processos proporciona.
A empresa ganha produtividade, torna-se mais lucrativa, evita gastos desnecessários, contrata colaboradores capacitados e usa tecnologias mais eficientes.
Tudo o que ela precisa fazer é optar por um dos tipos de mapeamento de processos para identificar os erros sorrateiros que possam existir nos processos industriais e, também, os pontos de melhoria.
Esclarecido isso, agora é sua vez de mapear os processos da sua organização e potencializá-la.
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