Quando feita corretamente, a gestão de vendas é decisiva no crescimento empresarial. Descubra os motivos a seguir.

 

Fundamental para o aumento dos lucros, é por meio da gestão de vendas que um negócio consegue auxiliar os colaboradores do setor de vendas com orientações sobre estratégias promissoras. Também os ajuda com dicas práticas para que alcancem resultados positivos.

 

E mais: essa gestão, quando pautada no uso das melhores práticas (e veremos algumas delas neste conteúdo), gera para uma organização uma diversidade de vantagens, como a já mencionada maximização da lucratividade e o aprimoramento do planejamento.

 

Sendo assim, levando em conta todos os pontos positivos que a gestão de vendas é capaz de proporcionar, é preciso desenvolvê-la da melhor maneira. É isso que colocará um negócio à frente dos concorrentes.

 

Continue lendo e descubra todas as nuances vantajosas relativas à boa gestão de vendas.

O que é gestão de vendas?

Uma empresa, independentemente se é de pequeno, médio ou grande porte, precisa lidar com inúmeras questões — e a gestão de vendas é uma delas. Como a expressão já dá a entender, essa gestão caracteriza-se em três aspectos principais: direção, controle e coordenação de vendas.

 

Dito isso, deve-se pontuar que o gerenciamento de vendas engloba uma gama de cenários. Todos, é claro, relacionados ao setor de vendas. Dois deles são:

 

  • delegação de tarefas de forma adequada entre os colaboradores do setor de vendas;
  • recrutamento e seleção de profissionais capazes, pois eles devem ter excelentes habilidades tanto técnicas quanto comportamentais.

 

Além dessas, outras duas ações características da gestão de vendas envolvem o uso de equipamentos estratégicos, como um ERP Industrial, uma eficiente supervisão do time e a motivação da equipe por parte da liderança.

 

Em termos gerais, é a partir da gestão de vendas que uma empresa consegue guiar o time de vendas de modo a fazê-lo atingir as metas e objetivos previamente traçados.

Benefícios de uma boa gestão de vendas

Como citado, ao fazer uma gestão de vendas estratégica, um negócio passa a usufruir de diversas vantagens, como o aprimoramento do planejamento e a maximização da lucratividade.

 

Imagine que uma empresa contratou profissionais capazes para o setor de vendas. E ainda mais do que isso: também investiu em uma estrutura comercial capaz de aumentar a produtividade do time no dia a dia corporativo. Porém, apesar de tudo isso, ela esqueceu-se de um detalhe: não prezou em desenvolver um planejamento eficiente.

 

O cenário acima revela a importância de se fazer uma boa gestão de vendas. Além do mais, é por meio dela que se consegue aprimorar o planejamento. Na prática, isso quer dizer que a empresa consegue estabelecer estrategicamente objetivos, táticas de vendas e até promover programas de treinamento para capacitar os funcionários.

 

Junto a esse planejamento aprimorado, não poderíamos deixar de abordar sobre o aumento dos lucros. Afinal, se existe um benefício que fica evidente quando se faz uma gestão de vendas realmente eficaz é a potencialização da lucratividade.

 

Aqui, a gestão de vendas consegue, por meio de indicadores, identificar erros e eliminá-los. Isso, é claro, aumenta a taxa de conversão em vendas.

Como fazer uma gestão de vendas promissora?

Para que a empresa aproveite as vantagens citadas acima, deve adotar certas ações empresariais. Isso porque, com a combinação de todas elas, haverá um só resultado: o desenvolvimento de uma gestão de vendas promissora. Veja como conseguir isso a seguir.

Segmente o time de vendas

Se o time sofre com falta de produtividade, gera poucos resultados positivos. Isso fica ainda mais corrosivo no setor de vendas, já que ele tem ligação direta com a saúde financeira da empresa. Diante disso, deve-se segmentar a equipe de vendas. Essa ação envolve definir os colaboradores que ficarão responsáveis pelas fases de pré-venda, venda e pós-venda.

Esclareça a função de cada colaborador

Além da segmentação, é importante que se defina qual a função que cada colaborador do time de vendas terá. Por exemplo: ainda que determinado colaborador esteja encarregado de lidar com a fase de pré-venda, essa fase, por si só, contém uma diversidade de responsabilidades e de metas específicas.

 

Dessa forma, esse esclarecimento sobre qual colaborador vai fazer certa função é vital. Isso ajuda no ritmo do trabalho, favorecendo o ganho de produtividade. Também evita que os colaboradores façam tarefas que não sejam suas obrigações, mas, sim, de outros do time.

Promova treinamentos estratégicos

Os treinamentos corporativos são, de modo geral, um dos grandes responsáveis no desenvolvimento de uma gestão de vendas de sucesso.

 

A lógica disso é simples. Se os colaboradores da equipe de vendas têm maiores chances de ser mais produtivos caso adquiram mais conhecimento sobre técnicas e estratégias de vendas, basta que a empresa promova treinamentos que os capacitem nesse sentido.

Acompanhe os resultados periodicamente

Além da segmentação de vendas, definição da função de cada colaborador e realização de treinamentos estratégicos, a empresa precisa acompanhar os resultados que todas essas medidas irão gerar. Esse acompanhamento é feito por meio dos indicadores de vendas, que irão revelar os resultados tanto semanais quanto mensais e anuais.

 

Leia também: Indicadores de desempenho: quais os principais e como monitorar

Sistema ERP e gestão de vendas: gerencie do jeito certo

Entender a fundo sobre a gestão de vendas é indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

 

Seja uma pequena loja de roupas ou uma multinacional que já se expandiu para diversas regiões, todas as empresas precisam desenvolver um gerenciamento de vendas que direciona, controla e coordena as vendas de maneira estratégica.

 

Portanto, de modo a auxiliar o setor de vendas, é vital que qualquer negócio se utilize de mecanismos que irão lhe proporcionar vantagens competitivas.

 

Nesse sentido, a Syon possui um ERP Industrial que, entre tantas funcionalidades, auxilia justamente uma empresa no gerenciamento de vendas. Gostaria de conhecer melhor essa ferramenta? Confira aqui o software que irá aprimorar a gestão de vendas do seu negócio.