Investir na produtividade empresarial é vital para o sucesso de um negócio. Confira todos os motivos neste conteúdo.

 

Quanto mais produtiva uma empresa é, mais resultados positivos ela consegue alcançar. Isso significa que ela terá maiores lucros, clientes satisfeitos, bem como colaboradores motivados e processos produtivos mais eficientes.

 

Essa produtividade empresarial, porém, requer da organização duas ações.

 

A primeira delas diz respeito a solucionar os contratempos que estão afetando a produtividade do negócio, como erros na gestão de estoque, falhas presentes na cadeia produtiva e a não utilização de ferramentas de gerenciamento, como um sistema ERP.

 

A segunda ação é que a organização deve descobrir quais acertos a estão tornando mais produtiva. Assim, ao identificá-los, basta aprimorá-los e, com isso, fazer com que eles tornem todos os processos ainda mais promissores.

 

Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo.

O que é produtividade na empresa?

Uma organização, desde que deseje expandir-se e conquistar maior lucratividade, deve desenvolver a produtividade empresarial. Ou seja, executar os seus processos prezando pela qualidade, eficiência e agilidade organizacional.

 

Fazer isso, entretanto, não quer dizer que ela irá apenas utilizar um maquinário de qualidade para acelerar os processos. Ela deve adotar medidas que a façam mais produtiva em todos os departamentos, desde o setor de finanças até o de RH, vendas, marketing, entre outros.

 

Outro ponto importante é que essa produtividade não significa que a empresa deverá suprir completamente as demandas do mercado (isso nem sequer é possível), mas, sim, supri-la com qualidade.

 

Na prática, é necessário que ela use estratégias eficientes, implemente modelos de gestão assertivos, contrate profissionais capacitados (ou aprimore as habilidades daqueles que já estão contratados por meio de treinamentos corporativos), entre outras ações.

 

Vale ressaltar, ainda, que a produtividade na empresa só é possível quando ela evita, ao máximo, determinados contratempos. Alguns deles são:

 

  • falhas no processo produtivo, como o excesso de etapas;
  • atrasos de funcionários, o que aumenta o absenteísmo e enfraquece o fluxo de trabalho;
  • aplicação incorreta de metodologias de gestão;
  • tomadas de decisão pautadas em achismos, e não em dados;
  • problemas logísticos.

Indicadores de produtividade empresarial

Existem indicadores — também denominados KPIs ou indicadores-chave de performance — responsáveis por mensurar a produtividade de uma organização.

 

Ao olhar para eles, é possível identificar se um negócio está sendo produtivo ou não. Isso se dá porque essas métricas conseguem revelar tanto os avanços quanto os retrocessos de um negócio — dois aspectos estritamente relacionados ao ganho e perda de produtividade na empresa.

 

Por isso, dependendo do cenário que os indicadores apresentarem, basta que a empresa tome medidas que solucionem a improdutividade, se for o caso, ou que a potencializem. Entenda mais a seguir.

Competitividade

Os indicadores de competitividade referem-se aos KPIs relacionados ao mercado; eles são métricas mercadológicas. Um exemplo é o market share (participação/quota no mercado): um indicador de produtividade que mostra a porcentagem de vendas que um negócio é responsável em seu mercado de atuação. 

Turnover

Outro aspecto relativo à produtividade na empresa é o nível de satisfação dos colaboradores. Afinal, como são eles os encarregados por realizar os processos industriais, caso estejam se sentindo infelizes no trabalho, serão menos eficientes, prejudicando a produtividade do negócio e podendo até pedir demissão.

 

A importância do turnover revela-se diante dessa situação, já que ele é um indicador capaz de mensurar justamente a rotatividade dos funcionários. Desse modo, quanto maior for a taxa de turnover, menor será a produtividade na empresa.

Lucratividade

Não poderíamos deixar de abordar a lucratividade, um indicador que mostra o quão eficiente (ou não) estão os times de uma empresa, sobretudo o time de vendas. É importante destacar, porém, que a lucratividade de uma organização não está atrelada apenas a um único aspecto.

 

Por exemplo, ter uma equipe de vendas com excelentes habilidades técnicas e comportamentais ajudará bastante com o aumento dos lucros. No entanto, o mesmo pode ser dito da equipe de marketing, que ajudará na conquista de novos clientes ao usar estratégias promissoras.

Qualidade

Os indicadores de qualidade dizem respeito aos padrões de qualidade cumpridos pela empresa.

 

Na prática, estes KPIs irão mensurar a qualidade dos prazos de entrega de um produto. Também irão mensurar a quantidade de reclamações dos consumidores, afinal, esse aspecto demonstra bem como está o nível de satisfação deles em relação aos produtos/serviços e ao atendimento.

Capacidade

Este indicador está atrelado à capacidade que uma empresa tem de produzir determinada quantidade de um produto ou serviço em certo período. É graças a essa capacidade que um negócio consegue fazer uma gestão de estoque eficiente, bem como a previsão de demandas e a otimização de processos.

 

Como exemplo, considere o seguinte questionamento: ao longo de um mês, quanto uma marcenaria consegue produzir?

 

Imagine que ela não consegue produzir o bastante e, como resultado disso, não atende às necessidades do mercado. Complicado, não? Nesse caso, uma medida estratégica que a tornará mais produtiva será a implementação de um sistema ERP.

 

Leia também: Indicadores de desempenho: quais os principais e como monitorar

Benefícios de aprimorar a produtividade na empresa

Os benefícios de desenvolver a produtividade na empresa englobam os seus mais variados departamentos:

 

  • o setor de vendas, que passa a gerar mais vendas;
  • o setor de RH, que consegue manter os colaboradores satisfeitos e motivados;
  • o setor de finanças, que adota as melhores práticas em prol da saúde corporativa.

 

Nesse sentido, pode-se citar o aumento de lucros como um dos principais benefícios. Isso se dá porque, com o aumento da produtividade da empresa, ela consegue otimizar a gestão empresarial, tornando-se mais eficiente. Ou seja: mais entregas, melhor atendimento ao consumidor, entre outros fatores que refletem em um resultado só: maior lucratividade.

 

Também existem os pontos positivos relativos aos clientes, já que, sem a demanda que eles geram, as engrenagens empresariais não têm um porquê para funcionar.

 

Nesse caso, a produtividade empresarial faz com que os processos produtivos produzam produtos/serviços de qualidade, aumentando a satisfação dos consumidores. A empresa também consegue intensificar essa satisfação ao aprimorar o atendimento.

 

Por fim, outros benefícios de se desenvolver a produtividade na empresa são:

 

  • redução de perdas: uma empresa produtiva consegue reduzir desperdícios tanto de tempo quanto de dinheiro, favorecendo o ganho de desempenho;
  • colaboradores motivados: ao adotar ações que fazem o dia a dia corporativo ser organizado, a empresa torna as equipes mais engajadas e produtivas.

Como um ERP pode potencializar a produtividade na empresa?

Agora que você sabe que a produtividade na empresa refere-se à capacidade que ela tem de realizar os processos, todos eles, de forma ágil e com qualidade, é importante conhecer algumas maneiras de tornar o seu negócio mais produtivo.

 

Como destacamos no início deste conteúdo, para que um negócio consiga ser mais produtivo, deve implementar diversas ações. Além do mais, todas elas, em conjunto, serão as responsáveis por potencializar a produtividade da organização.

 

Entre essas medidas, tem-se o uso de um sistema ERP, ferramenta altamente eficiente quando o assunto é ser mais produtivo. Os motivos disso ficam evidentes quando são listadas todas as funcionalidades que essa ferramenta tem, como a visualização de indicadores, a gestão de qualidade e a realização de previsões financeiras.


Foi pensando nisso que a Syon criou um ERP Industrial repleto de funcionalidades cujo propósito é um só: tornar a sua empresa mais produtiva em todos os seus aspectos. Gostaria de conhecê-lo? Aqui está o ERP que aumentará a produtividade do seu negócio.