Se deseja preservar a saúde financeira da sua empresa, saiba o que é lucratividade e como calcular o lucro. Continue lendo.

 

Se você tomar as ações adequadas, manterá o controle financeiro do seu negócio fluindo tranquilamente. No entanto, se cometer erros ou deixar rachaduras infiltrarem-se nos processos empresariais, bem…

 

A verdade é que qualquer dono de negócio quer lucrar mais. Quer ver o indicador de lucratividade aumentar e aumentar e aumentar. Por isso, se você falar que existem jeitos práticos de lucrar mais, ele se inclinará de ouvidos atentos e olhos curiosos, dizendo:

 

“Que jeitos são esses?”

 

E então? Você gostaria de saber?

 

Neste artigo, conheça 5 formas de aumentar a lucratividade da sua empresa.

O que é ter lucratividade?

De cara, é importante dizer que existe uma diferença entre lucro e lucratividade. Usaremos um exemplo simples que você poderá relacionar ao seu negócio.

Imagine que você é um estudante acadêmico em busca de grana…

E como a maior parte das pessoas, tem contas para pagar. Por isso, decidiu vender bombons de chocolate nos intervalos das aulas em sua faculdade (outros estudantes estão fazendo isso e aparentemente estão lucrando).

 

Então você começa seu próprio negócio de bombons. E você vende e vende e vende, mas… e o lucro? Qual seu lucro?

 

Simplificando, lucro é o valor que sobra depois que você subtrai os custos e despesas do faturamento. Por exemplo, se você vende 50 bombons semanalmente e cada um custa 2 reais, seu faturamento é 100 reais, certo? Mas suponhamos que você gastou 40 reais comprando matéria prima: leite condensado, chocolate, etc.

 

E aí?

Como calcular o lucro?

A fórmula do lucro é esta:

 

Lucro = Faturamento – Despesas e Gastos

 

No seu negócio de bombons, fica assim:

 

Lucro = 100 reais – 40 reais

Lucro = 60 reais

 

Trazendo para sua empresa, os custos/despesas podem ser:

 

  • marketing;
  • matéria prima;
  • salário de funcionários;
  • etc.

Certo, mas então o que é lucratividade?

A lucratividade é uma porcentagem que dirá se a empresa está ganhando ou perdendo em suas vendas. Ela dirá se a empresa consegue, além de pagar seus gastos, gerar lucro líquido. Outra coisa: ao contrário do lucro, a fórmula da lucratividade faz um cálculo baseado na receita total e lucro líquido.

 

Para fazer o cálculo de lucratividade, use esta fórmula:

 

Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100

Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

Tanto lucratividade quanto rentabilidade são métricas que ajudam a manter a saúde financeira da empresa longe de complicações. No entanto, a lucratividade, como esclareci, relaciona o lucro líquido à receita total. Já a rentabilidade é o retorno que a empresa tem de determinado investimento.

 

A fórmula da rentabilidade é:

 

Rentabilidade = (Lucro Líquido / Investimento) x 100

5 formas de aumentar a lucratividade

1 – Fidelize clientes

Ao invés de focar unicamente em conquistar novos clientes, foque também em fidelizar os que você já conquistou. Até porque você precisa investir mais tempo e dinheiro na conquista de novos clientes do que na fidelização.

 

Dicas rápidas para fidelizar clientes e, assim, aumentar a lucratividade da empresa:

 

  • tenha excelente produto/serviço e atendimento;
  • converse com a equipe de atendimento para conhecer as reclamações dos clientes e, a partir disso, aprimore seu negócio.

2 – Corte custos desnecessários

Se olhar atentamente, você achará custos desnecessários dentro do seu negócio — e eles impedem o aumento da lucratividade. Portanto, encontre esses custos que, individualmente, talvez não chegam a prejudicar tanto a lucratividade, mas se forem muitos, arrasarão com a saúde financeira da empresa.

 

Vou exemplificar…

 

ERP é um software que reúne os principais processos empresariais — como controle de vendas e cadastro de clientes  — para facilitar a gestão de um negócio. Por esse motivo, ao invés de você gastar tempo/dinheiro realizando esses processos manualmente, corte esses gastos desnecessários contratando um ERP.

 

Leia também: 4 Dicas de como reduzir custos e aumentar lucros

3 – Precifique corretamente

Precificar produtos/serviços com valores errados lançará a saúde financeira da sua empresa num poço de prejuízos. Portanto, considere os erros abaixo e evite-os:

 

  • Calcular errado o tempo de trabalho e gastos de produção e, a partir disso, precificar erroneamente um produto/serviço.

 

  • Não reajustar o preço de um produto/serviço. Sei que reajustar valores pode deixar você com medo de perder clientes, mas às vezes é necessário. Além do mais, a economia anda, às vezes corre, outras vezes voa, o que significa que, se você não a acompanhar e reajustar preços, sofrerá consequências.

4 – Defina um planejamento estratégico

A falta de planejamento estratégico prejudicará a lucratividade do seu negócio. Como dizem: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer destino serve”.

 

Acontece que, quando se trata de negócios, “qualquer destino” possivelmente resultará em caos financeiro. Diante disso, aqui está o que você deve fazer tornar o planejamento empresarial estratégico:

 

  • defina objetivos;
  • defina quais estratégias usará para alcançar tais objetivos.

5 – Adote ações de marketing

Conquistar novos clientes é tão importante para aumentar a lucratividade quanto fidelizar clientes, afinal, se quer lucrar mais, venda mais. E é aqui que entra o marketing. Porém, não qualquer marketing — se seu público-alvo não usa TikTok, por exemplo, investir em anúncios nessa plataforma é ineficaz.

 

Portanto, faça marketing estratégico e você verá visitantes virarem leads, leads virarem clientes e clientes virarem o que todo dono de negócio deseja: clientes recorrentes.

 

Alguns jeitos de fazer marketing e conquistar clientes:

 

  • invista em anúncios;
  • crie presença online em redes sociais;
  • adote o Marketing de Conteúdo.

Como a tecnologia de dados pode otimizar a análise de sua lucratividade?

Funcionalidades de um ERP que contribuem para o aumento da lucratividade de uma empresa.

 

Tão importante quanto aumentar a lucratividade é mantê-la sempre crescendo. Porém, para isso, você precisa ficar de olho nos erros e acertos a fim de aprimorar seu negócio.

 

Mas você não conseguirá ter uma visão completa da sua lucratividade e analisá-la facilmente. Não sem ajuda. Então que tal gerir melhor os custos, estoques e compras, visualizar facilmente gráficos e indicadores (como o indicador de lucratividade) e, assim, aumentar sua lucratividade?

 

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