Se deseja preservar a saúde financeira da sua empresa, saiba o que é lucratividade e como calcular o lucro. Continue lendo.
Se você tomar as ações adequadas, manterá o controle financeiro do seu negócio fluindo tranquilamente. No entanto, se cometer erros ou deixar rachaduras infiltrarem-se nos processos empresariais, bem…
A verdade é que qualquer dono de negócio quer lucrar mais. Quer ver o indicador de lucratividade aumentar e aumentar e aumentar. Por isso, se você falar que existem jeitos práticos de lucrar mais, ele se inclinará de ouvidos atentos e olhos curiosos, dizendo:
“Que jeitos são esses?”
E então? Você gostaria de saber?
Neste artigo, conheça 5 formas de aumentar a lucratividade da sua empresa.
O que é ter lucratividade?
De cara, é importante dizer que existe uma diferença entre lucro e lucratividade. Usaremos um exemplo simples que você poderá relacionar ao seu negócio.
Imagine que você é um estudante acadêmico em busca de grana…
E como a maior parte das pessoas, tem contas para pagar. Por isso, decidiu vender bombons de chocolate nos intervalos das aulas em sua faculdade (outros estudantes estão fazendo isso e aparentemente estão lucrando).
Então você começa seu próprio negócio de bombons. E você vende e vende e vende, mas… e o lucro? Qual seu lucro?
Simplificando, lucro é o valor que sobra depois que você subtrai os custos e despesas do faturamento. Por exemplo, se você vende 50 bombons semanalmente e cada um custa 2 reais, seu faturamento é 100 reais, certo? Mas suponhamos que você gastou 40 reais comprando matéria prima: leite condensado, chocolate, etc.
E aí?
Como calcular o lucro?
A fórmula do lucro é esta:
Lucro = Faturamento – Despesas e Gastos
No seu negócio de bombons, fica assim:
Lucro = 100 reais – 40 reais
Lucro = 60 reais
Trazendo para sua empresa, os custos/despesas podem ser:
- marketing;
- matéria prima;
- salário de funcionários;
- etc.
Certo, mas então o que é lucratividade?
A lucratividade é uma porcentagem que dirá se a empresa está ganhando ou perdendo em suas vendas. Ela dirá se a empresa consegue, além de pagar seus gastos, gerar lucro líquido. Outra coisa: ao contrário do lucro, a fórmula da lucratividade faz um cálculo baseado na receita total e lucro líquido.
Para fazer o cálculo de lucratividade, use esta fórmula:
Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100
Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?
Tanto lucratividade quanto rentabilidade são métricas que ajudam a manter a saúde financeira da empresa longe de complicações. No entanto, a lucratividade, como esclareci, relaciona o lucro líquido à receita total. Já a rentabilidade é o retorno que a empresa tem de determinado investimento.
A fórmula da rentabilidade é:
Rentabilidade = (Lucro Líquido / Investimento) x 100
5 formas de aumentar a lucratividade
1 – Fidelize clientes
Ao invés de focar unicamente em conquistar novos clientes, foque também em fidelizar os que você já conquistou. Até porque você precisa investir mais tempo e dinheiro na conquista de novos clientes do que na fidelização.
Dicas rápidas para fidelizar clientes e, assim, aumentar a lucratividade da empresa:
- tenha excelente produto/serviço e atendimento;
- converse com a equipe de atendimento para conhecer as reclamações dos clientes e, a partir disso, aprimore seu negócio.
2 – Corte custos desnecessários
Se olhar atentamente, você achará custos desnecessários dentro do seu negócio — e eles impedem o aumento da lucratividade. Portanto, encontre esses custos que, individualmente, talvez não chegam a prejudicar tanto a lucratividade, mas se forem muitos, arrasarão com a saúde financeira da empresa.
Vou exemplificar…
ERP é um software que reúne os principais processos empresariais — como controle de vendas e cadastro de clientes — para facilitar a gestão de um negócio. Por esse motivo, ao invés de você gastar tempo/dinheiro realizando esses processos manualmente, corte esses gastos desnecessários contratando um ERP.
Leia também: 4 Dicas de como reduzir custos e aumentar lucros
3 – Precifique corretamente
Precificar produtos/serviços com valores errados lançará a saúde financeira da sua empresa num poço de prejuízos. Portanto, considere os erros abaixo e evite-os:
- Calcular errado o tempo de trabalho e gastos de produção e, a partir disso, precificar erroneamente um produto/serviço.
- Não reajustar o preço de um produto/serviço. Sei que reajustar valores pode deixar você com medo de perder clientes, mas às vezes é necessário. Além do mais, a economia anda, às vezes corre, outras vezes voa, o que significa que, se você não a acompanhar e reajustar preços, sofrerá consequências.
4 – Defina um planejamento estratégico
A falta de planejamento estratégico prejudicará a lucratividade do seu negócio. Como dizem: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer destino serve”.
Acontece que, quando se trata de negócios, “qualquer destino” possivelmente resultará em caos financeiro. Diante disso, aqui está o que você deve fazer tornar o planejamento empresarial estratégico:
- defina objetivos;
- defina quais estratégias usará para alcançar tais objetivos.
5 – Adote ações de marketing
Conquistar novos clientes é tão importante para aumentar a lucratividade quanto fidelizar clientes, afinal, se quer lucrar mais, venda mais. E é aqui que entra o marketing. Porém, não qualquer marketing — se seu público-alvo não usa TikTok, por exemplo, investir em anúncios nessa plataforma é ineficaz.
Portanto, faça marketing estratégico e você verá visitantes virarem leads, leads virarem clientes e clientes virarem o que todo dono de negócio deseja: clientes recorrentes.
Alguns jeitos de fazer marketing e conquistar clientes:
- invista em anúncios;
- crie presença online em redes sociais;
- adote o Marketing de Conteúdo.
Como a tecnologia de dados pode otimizar a análise de sua lucratividade?
Tão importante quanto aumentar a lucratividade é mantê-la sempre crescendo. Porém, para isso, você precisa ficar de olho nos erros e acertos a fim de aprimorar seu negócio.
Mas você não conseguirá ter uma visão completa da sua lucratividade e analisá-la facilmente. Não sem ajuda. Então que tal gerir melhor os custos, estoques e compras, visualizar facilmente gráficos e indicadores (como o indicador de lucratividade) e, assim, aumentar sua lucratividade?
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