Como calcular o preço de venda de um produto?

Pergunta tão comum pelos gestores de uma empresa…

Aparentemente não é tão fácil de responder, certo? Errado, vamos te mostrar um jeito simples de entender como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço, logo abaixo…

 

CÁLCULO PREÇO DE VENDA

De forma resumida, a resposta a essa pergunta é:

 

cálculo preço de venda

 

Vamos entender como formar o preço de venda, compreendendo cada parte da fórmula.

O preço de venda é o somatório dos custos diretos com o seu produto e serviço, mais as despesas envolvidas com a produção e entrega desse trabalho. Ainda, é necessário incluir no cálculo de preço de venda o percentual de lucro.

 

  1. CUSTO DIRETO

Inicialmente é necessário saber o valor do custo direto para produzir o seu produto ou disponibilizar seu serviço. Podemos dar o exemplo de uma indústria de confecção que produz camisas: é necessário saber o quanto se gasta com tecidos, botões, linhas de costura, dentre outros materiais, e ainda somar nesse cálculo o valor do salário dos envolvidos.

Já em uma empresa de serviços, como um escritório contábil, o custo direto principal é a mão de obra investida na realização das atividades.

 

  1. DESPESAS VARIÁVEIS

Refere-se a tudo aquilo que não se envolve diretamente com os custos na produção do seu produto e serviço. Isso envolve valores com aluguéis, salários do pessoal administrativo, ainda despesas com divulgação do seu produto e serviço, materiais de limpeza e escritório, entre outros.

Em relação as despesas variáveis podemos citar despesas com um frete, por exemplo, mas isso vai depender se o negócio tem esse valor fixo ou não. No caso, se o frete é fixo, então, se encaixa nos custos diretos e agora não mais nas despesas variáveis, pois como o próprio nome diz, refere-se a valores que VARIAM, dependendo se serão necessários ou não.

 

  1. DESPESAS FIXAS

Já as despesas fixas, são ainda mais fáceis de identificar, como já citados, são valores que influenciam e geram demanda a empresa, mas que não estão relacionadas com a produção, como despesas com marketing, impostos diversos, etc.

São valores que influenciam no preço de venda de forma fixa, ou seja, sempre estarão ali para serem somados no cálculo de formação do preço do seu produto ou serviço.

 

  1. LUCRO DESEJADO

 

Vamos a um exemplo real:

 

Custo Direto +

Despesas Var. + Despesas Fix. + Lucro desej. = Preço Venda
Produto

200,00

Entrega

50,00

Impostos

15,00

20%

R$ 318,00

 

 

Como vemos na tabela, cada valor é identificado e apontado em seu devido campo e para finalizar o Lucro Desejado é calculado sobre o total dos custos e despesas.

Então, com o preço de venda definido, faça uma comparação entre o seu preço de venda e o preço cobrado pelos seus concorrentes. Isso irá mostrar se a sua empresa está dentro da competição no mercado e se é preciso baixar ou até mesmo aumentar sua margem de lucro.

Fique atento: Existem empresas que não conseguem se diferenciar pela qualidade e cobram um valor muito abaixo do possível. Não entre nesta perigosa competição! Muitas empresas fecham as portas por não suportar funcionar com prejuízo por longos períodos. Prefira oferecer qualidade com preço justo.

 

Utilize um sistema de gestão financeira

O sistema para fazer a gestão financeira, tanto para pequenas empresas ou médias e grandes é uma ferramenta essencial no dia a dia das organizações, assim como o uso de sistemas para indústrias e de outros programas, de acordo com o setor de atuação.

Uma boa dica que queremos deixar é use o processo de DRE para definir seu preço de venda!

Assim, com o aperfeiçoamento da DRE você poderá calcular o preço de venda de um produto. Através desse processo, o usuário poderá configurar seus itens para identificar de forma personalizada o lucro bruto e lucro líquido da empresa, considerando todas as receitas, custos e despesas envolvidas no mês.

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