A tomada de decisão é basicamente a tentativa de encontrar uma solução para determinada questão. Como disse Albert Einstein: “ os problemas significativos com os quais nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos. ”
Pensando nisso, concluímos que a tomada de decisão não é uma ação tão simplista assim. Ela refere-se a identificar alternativas e escolher a que melhor atende os objetivos e expectativas do indivíduo ou empresa. Por isso, vamos trazer neste artigo como fazer decisões na indústria. Veja mais!
Ter informações é primordial
Informação e decisão andam sempre juntas! Para fazer qualquer decisão é necessário saber o que está envolvido. Na indústria, deter as informações é de suma importância, pois há diversas variáveis que interferem nos resultados.
Para se chegar a uma tomada de decisão assertiva é necessário a aquisição de um sistema de gestão que entregue informações relevantes. Ter um sistema ERP não significa você acertar sempre, mas a falha é muito mais rara.
Com um software de gestão todas os setores da empresa conseguem se conversar, tanto o setor de compras, como as vendas e emissão de notas, controle financeiro, e muito mais. Fica bem mais fácil tomar decisões com informações da sua empresa em tempo real.
Tenha um objetivo
Sem um objetivo, fica complicado entender aonde se quer chegar e tomar uma decisão fica ainda mais difícil. Por isso sempre tenha um alvo em mente, para depois sim, avaliar as alternativas existentes.
A tomada de decisão muitas vezes não é fácil, e tira o sono de muito empresário e gestor. Mas não é impossível decidir, e decidir bem. Por isso, após definir um objetivo, avalie as alternativas para se alcançar esse objetivo.
Lembre-se de analisar as vantagens e desvantagens de cada alternativa e analisar qual das opções fica mais adequada para o momento.
Crie cenários possíveis
Para se ter um maior entendimento de como tomar alguma decisão, podemos criar cenários possíveis cenários para cada uma das opções disponíveis. Assim, pensar estrategicamente na melhor opção e ter uma análise mais clara.
Como fala o autor Jeremy Kourdi, “imaginar cenários não significa prever acontecimentos futuros, seu valor está em ajudar as empresas a compreender as forças que determinam o futuro. ” A criação de cenários vai ajudar na avaliação da melhor solução, que melhor atende os objetivos estabelecidos.
Acompanhamento e análise
Depois da análise de cenários e as melhores alternativas, e feita a decisão, é necessário acompanhá-las. Para isso, a criação de metas a serem alcançadas fazem esse acompanhamento e análise de forma eficaz.
Para definir metas, basta pensar o que indicaria que o seu objetivo está sendo cumprido. Para um objetivo pode ser definido mais de uma meta a ser alcançada. Acompanhando essas metas, compreendemos se foi uma boa decisão ou não. Ainda conseguimos trabalhar estrategicamente, quando definimos forma de acompanhamento.
A tomada de decisão nem sempre é fácil, mas você não precisa fazer sozinho! O Syon ERP tanto para PME como para Indústrias maiores, te ajuda no processo de tomada de decisão, de um jeito fácil e simples. E temos muitas outras soluções, veja mais!