Se você chegou até este artigo, continue a lê-lo, pois é muito provável que sua empresa esteja precisando de melhorias nos processos da produção. O setor da produção em uma indústria é onde todo gestor precisa dedicar sua atenção, pois dele parte toda a geração de renda. Por isso falaremos mais sobre PCP, o Planejamento e Controle da Produção.

Este artigo vai te ajudar a identificar em que etapa e o quão desenvolvido está seu planejamento e controle da produção. Vamos trazer soluções e inovações que podem ser implantadas no processo da sua indústria, veja mais…

 

O que é PCP ou Planejamento e Controle da Produção?

Inicialmente, vamos ver o que é PCP: O Planejamento e Controle da Produção (sigla PCP) é o que se refere a organização dos processos e atividades que ocorrem na produção. Isso quer dizer, controle de tempo de cada atividade, o passo a passo de como cada processo acontece, que materiais utilizar, quem o fará e gerenciamento e correção.

No próprio nome já diz, planejamento, ou seja, tudo que será feito e produzido deverá ser pensado e analisado antes. Assim como o controle, ou seja, um acompanhamento de cada atividade e recurso utilizado. Sem o PCP bem organizado sua empresa certamente está perdendo rendimento e eficiência, com os recursos tempo, pessoas ou ferramentas.

Veja também o artigo sobre Benefícios da boa gestão de PCP na Indústria

 

Logo a baixo vamos listar situações e sobre elas trazer algumas possibilidades de aplicações para resolvê-las.

 

Planejamento da Produção

Não sei quanto tempo se leva para produzir meus produtos

Sem ter o conhecimento dos tempos de produção dos seus processos na indústria, muitos gargalos aparecem. Para isso não acontecer, primeiramente é necessário tirar um tempo para fazer o levantamento de tempos da sua produção. Isso vai te levar a ir ao chão de fábrica e acompanhar as atividades, apontando o tempo para cada processo.

Depois, para ter o controle e acompanhamento da sua fabricação é necessário registrar em um sistema ERP, que te ajude nessa tarefa. Então, conforme for os dias definidos por setor, grupo de máquinas ou operações do produto e a data de entrega do pedido, o sistema define automaticamente a data inicial e final de produção de cada produto em cada setor ou grupo de máquina, gerando listas de produção com quantidades e prazos de conclusão.

 

Muitas vezes não sei o que é preciso comprar

Essa é uma questão muito comum nas empresas e ocorre pela falta de organização na própria produção. É preciso apontar todos os materiais e itens que compõe um produto final e suas quantidades. Sem isso, não se pode ter um levantamento das necessidades de compra, pois esta é feita a partir da programação de itens a serem produzidos por necessidade, pedido, etc.

A partir desse levantamento do materiais e itens com suas respectivas quantidades, um sistema ERP poderá fazer a programação do que precisa ser adquirido. Isso se dá de acordo com o tipo de planejamento feito, sendo por exemplo, por pedido, ou previsão, data de entrega, programação kanban (em lotes), etc.

Assim, o sistema te dará uma lista do que precisa ser adquirido e a quantidade.

 

Perco minhas peças e não sei onde estão na produção

Para resolver estes empecilhos basta ter o controle das peças na produção. Parece fácil, mas apenas com um sistema ERP podemos ter o controle dos itens com uma codificação única por ordem. Assim, podemos visualizar de forma detalhada a localização de produção de cada Ordem de Fabricação no setor onde está ou máquina que está sendo utilizada.

Como também pode ser visualizado o seu status de fabricação, como aguardando para produção, ou em produção, parada ou concluída. Fica fácil de identificar e localizar a peça quando esta tem todas as informações de setor, máquina e status, além do código específico, na linha de produção.

 

Não sei como melhorar a produtividade e eficiência da produção

Para resolver essa questão pode-se fazer uma análise de todas as possibilidades de tempos, processos e materiais disponíveis para a melhor eficiência na produção. De forma gráfica é demonstrado a eficiência de produção do funcionário, máquina ou setor por hora, dia e mês de um determinado período, comparado com o tempo padrão.

Assim como pode-se fazer uma revisão de capacidade disponível por período de acordo com todos os fatores presentes na produção. Permite a empresa definir a sua Capacidade de Produção em horas e analisar por setor, máquina ou grupo de máquina, em um determinado período e se existe a possibilidade de atender os pedidos e a sua produção dentro das quantidades e prazos estabelecidos com o cliente.

Ainda, podemos reprogramar os prazos e quantidades antes de liberar para produção, no planejamento, evitando atrasos e gargalos de produção. Tudo isso, com o Syon ERP Industrial é feito!

 

Se interessou pelas soluções e dicas desse artigo? Tire suas dúvidas conosco, entre e contato e faça da sua indústria uma referência em gestão da produção!