Estritamente ligada ao sucesso da empresa, entenda tudo sobre a equipe de vendas.

 

Imagine que a equipe de vendas de uma organização não está alcançando os resultados esperados.

 

Isso já parece complicado o bastante ou ainda está um pouco nebuloso?

 

Certo, então vamos adicionar mais um “pequeno detalhe” ao problema: esse time tem como principal função gerar receita para um negócio.

 

Agora consegue ver aonde isso vai parar, não é?

 

O que estamos querendo destacar logo de início é que o crescimento financeiro de um negócio, independentemente do seu porte ou segmento de atuação, está diretamente conectado à equipe de vendas.

 

Isso só deixa ainda mais evidente o quão necessário é para qualquer empresa saber de que maneira montar esse time de modo assertivo. Ou seja, compondo ele com os melhores profissionais do mercado, estratégias eficazes, ferramentas de automação, entre outros fatores.

 

Pronto para descobrir como? Acompanhe o conteúdo e boa leitura!

Qual o papel e importância da equipe de vendas?

Todas as equipes de uma empresa desempenham um papel crucial para um sucesso dela. Entre elas, podemos citar o setor de marketing, que é encarregado de criar campanhas eficientes para atrair clientes, e o time de recursos humanos, que é quem faz o processo de recrutamento e seleção ser promissor.

 

No entanto, assim como esses times, a equipe de vendas também entra na jogada. As razões disso? Basta dar uma olhada nas funções que ela realiza:

 

  • Atração de clientes;
  • Apresentação, de forma estratégica, do produto e/ou serviço da empresa;
  • Negociação e fechamento de vendas.

 

Viu só? É por isso que uma organização precisa saber como montar uma equipe de vendas (ponto que será abordado logo adiante) para ter destaque no mercado.

 

Isso porque, caso ela tenha um time de fato eficiente no processo de vendas, passará a usufruir de diversos benefícios. Entre eles, o aumento da lucratividade e a uma boa representação do negócio para os clientes. Afinal, se a equipe atender bem os clientes, não só elevará a taxa de conversão em vendas, como a reputação da empresa.

 

Também são vantagens de se montar uma equipe de vendas de sucesso a facilidade na identificação de oportunidades no mercado. Isso se dá porque os vendedores estão, a todo instante, em contato com o mercado e, claro, com o cliente. Resultado? Eles passam a entender melhor as demandas dos consumidores e a obter informações dos concorrentes. 

 

Leia também: Pré-venda: o que é, como funciona e principais vantagens

10 passos para montar uma equipe de vendas de sucesso

Agora que você sabe quais papéis uma equipe de vendas realiza na empresa e todos os benefícios de se ter os melhores vendedores, é hora de saber como montar um time eficiente. É isso que irá determinar se a sua empresa será realmente promissora na atração de clientes, apresentação de um produto/serviço e, por fim, no fechamento de vendas.

Conheça o ICP

O Ideal Customer Profile, ou simplesmente ICP, diz respeito ao perfil de cliente ideal de uma organização. Por isso, o primeiro passo para montar uma equipe de vendas de sucesso é entender para quem a organização pretende vender.

 

Em termos práticos, é preciso mapear esse cliente ideal, pois isso ajudará no entendimento de características demográficas, psicográficas e comportamentais dele. Esses aspectos irão revelar o quão alinhados ou não estão os clientes com a solução vendida por um negócio.

Defina um líder

Toda equipe eficiente precisa de uma liderança assertiva. Por isso, é crucial que um negócio defina um líder que consiga extrair o máximo de performance do time de vendas por meio da implementação das melhores práticas. Junto a isso, ele também deverá fazer uma boa gestão, delegando de forma assertiva as tarefas e sempre prezando pela disciplina.

Monte um processo de vendas assertivo

O processo de vendas é vital para que a equipe de vendas saiba o que fazer e, sobretudo, o que não fazer. Dessa forma, ao montar esse processo, os vendedores conhecerão todas as etapas pelas quais um cliente passará e quais ações devem ser tomadas a cada passo que ele der. Isso melhora a experiência do cliente, padroniza o processo e aumenta as vendas.

Defina metas

Quando se trata de metas, se a equipe de vendas não sabe o que deve ser alcançado ao longo do mês, por exemplo, ela vai acabar não alcançando nada. Diante disso, é necessário definir metas claras, objetivas e realistas para que os vendedores saibam os resultados que a empresa espera que eles gerem.

Faça reuniões regularmente

Reuniões regulares são importantes para qualquer equipe, e isso não seria diferente para a de vendas. Entre os benefícios de realizá-las, estão o alinhamento de metas, mantendo os vendedores em uma só direção, o compartilhamento de experiências e de desafios, que favorecerá o crescimento do time, e o acompanhamento de indicadores de desempenho.

 

Leia também: Indicadores financeiros: o que são, principais e como monitorar

Promova treinamentos corporativos

Já ouviu o que dizem sobre “se já está bom, pode ficar ainda melhor”? É exatamente esse pensamento que um negócio deve ter em relação aos seus times, incluindo o de vendas. Assim, deve-se promover treinamentos corporativos para que os vendedores aprendam novas habilidades (técnicas e comportamentais) e, desse modo, tornem-se mais eficientes.

Use um software de automação

Definir um líder para a equipe de vendas, promover treinamentos corporativos, fazer reuniões regulares… Bem, todas essas medidas são importantes e devem ser feitas pela empresa.

 

No entanto, em conjunto com elas, é essencial a implementação de um software de automação.

 

Isso porque, por meio dessa ferramenta, a equipe de vendas conseguirá gerenciar de forma mais assertiva os leads, pois saberá quais priorizar e quais não. Ao mesmo tempo, ela também ganhará produtividade, já que o software automatiza tarefas, e aprimorará a comunicação entre os vendedores, que serão capazes de compartilhar insights entre si.


Essas só algumas vantagens.

 

E foi pensando nisso que a Syon desenvolveu um ERP Industrial repleto de funcionalidades benéficas para a equipe de vendas. A análise comercial, as previsões financeiras, que beneficiam a previsão de demandas, e o fluxo de caixa são bons exemplos delas.

 

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