Gestão de processos — não há como negligenciar essa prática empresarial tão benéfica. Entenda a seguir.
Há certos aspectos que, quando negligenciados por uma empresa, geram consequências negativas, que, por sua vez, causam outras complicações. Não adotar a gestão de processos resulta nesse tipo de efeito dominó.
Como você entenderá ao longo do conteúdo, essa gestão tem um foco específico: tornar todos os processos de uma organização mais otimizados, favorecendo, a partir disso, a eficiência nas operações. Em todas elas.
Para que esses pontos positivos apareçam, porém, é crucial que a empresa adote tal gerenciamento do jeito certo. Ela deve atentar-se aos passos estratégicos e a certos cuidados.
Pensando nisso, focamos em esclarecer os principais aspectos sobre esse tema, como os benefícios que essa gestão de processos traz para qualquer negócio e, ainda, como um ERP industrial pode potencializá-la.
Tenha uma boa leitura!
O que é gestão de processos?
A gestão de processos, que também pode ser chamada de gerenciamento de processos, é uma abordagem empresarial que torna todo o fluxo de trabalho de um negócio mais organizado.
Por meio dessa gestão sistemática (sistemática porque envolve a identificação, execução, monitoramento e otimização de todos os processos empresariais), um negócio torna-se capaz de conquistar as metas que estabeleceu dentro do prazo e com a qualidade desejada.
Colocando isso em palavras mais simples, o gerenciamento de processos é responsável por controlar/gerir as operações de uma empresa mediante processos. Ele padroniza todos estes, aprimorando as diversas áreas de um negócio e fazendo-as trabalhar em sinergia.
Benefícios da gestão de processos
São vários os benefícios que a gestão de processos proporciona a um negócio. E é importante destacar que ela pode (e deve) ser aplicada em empresas de todos os tipos e tamanhos. Isso porque essa abordagem, além de ser uma peça fundamental da gestão moderna, tem o potencial de aumentar a vantagem competitiva sobre as concorrentes.
O primeiro benefício que demonstra isso é a já citada eficiência operacional. Isso se dá porque a gestão de processos permite à empresa achar pontos fracos e ineficiências em seus processos, como na cadeia de suprimentos. Com isso, ela consegue não só tomar medidas logísticas assertivas, mas aplicá-las antes que o problema acabe se intensificando.
Outros pontos positivos de se fazer o gerenciamento de processos são:
- Redução de custos operacionais, já que a empresa consegue automatizar determinadas tarefas, bem como eliminar etapas desnecessárias;
- Clientes satisfeitos: eles usufruem de produtos/serviços de maior qualidade, além de obterem respostas mais rápidas quando precisam;
- Maior agilidade organizacional, pois o negócio consegue se adaptar com eficiência às mudanças do mercado.
Como se faz a gestão de processos?
Em termos simples, você pode imaginar a gestão de processos como um conjunto de práticas cujo propósito é um só: aprimorar de forma contínua os processos empresariais. Todas as ações que a sua empresa tiver relativas à essa gestão devem partir desse ponto.
Nesse sentido, a primeira ação a ser tomada é identificar todos os processos críticos da sua empresa. Ou seja, aqueles vitais para que ela tenha sucesso no mercado. Os processos relativos às vendas e produção são bons exemplos disso.
Após isso, para entender como os processos funcionam e quem são os profissionais encarregados por eles, deve-se fazer o que denominamos mapeamento de processos. É neste ponto que entra o uso de descrições textuais e fluxogramas.
Junto a isso, o negócio precisa:
- Analisar, por meio de métricas, os processos para identificar gargalos e pontos que podem ser melhorados;
- Feita essa análise, redesenhar os processos, seja eliminando etapas desnecessários que só estão gerando gastos, seja simplificando procedimentos;
- Usar tecnologias de apoio, como BPM e ERP, ambos software com alto potencial de favorecer a gestão de processos, visto que aumentam a eficiência organizacional.
Aliás, sobre o ERP…
Como um ERP auxilia na gestão de processos?
Um ERP, cuja sigla vem de uma expressão em inglês que significa “Planejamento de Recursos Empresariais”, é um sistema altamente eficiente quando se trata de implementar uma gestão de processos estratégica.
Como essa ferramenta centraliza informações de diferentes setores de uma empresa, como o de vendas, produção e estoque, eles conseguem facilmente acessá-las, atualizá-las e, a partir disso, realizar processos mais otimizados.
Esse é só um dos pontos, pois um sistema ERP também tem funcionalidades que automatizam diversas tarefas, como as relacionadas à gestão de estoque, fluxo de caixa e faturamento. O resultado disso é que todos esses processos são melhor gerenciados, pois, além de não precisarem de trabalho manual, geram uma menor frequência de erros.
Nesse sentido, nós, a Syon, desenvolvemos um ERP Industrial completo para auxiliar empresas de diversos tamanhos a realizarem uma gestão de processos mais eficiente.
Nossa ferramenta conta com inúmeras funcionalidades, todas focadas em otimizar processos como gerenciar custos, fazer o controle de produção, realizar previsões financeiras e, ainda, visualizar indicadores. Tudo isso fará a sua empresa ter uma tomada de decisão embasada em fatos, e não em achismos.
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Implemente uma eficiente gestão de processos
Como você percebeu ao longo da leitura, a gestão de processos diz respeito a uma prática com papel indispensável para o sucesso de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. É por isso que adotar tal gerenciamento (e adotá-lo da forma correta, claro) é uma medida empresarial com enormes benefícios.
E isso sem esquecer de citar o fato de um ERP ter um papel único em tudo isso, sobretudo pelos dados que ele fornece e centraliza. Todos estes, aliás, são capazes de auxiliar o seu negócio em um promissor processo de tomada de decisão: quais métricas analisar, quais etapas eliminar, onde alocar recursos, quais estratégias aplicar, entre outros insights.
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