Monitorar os indicadores de desempenho está entre os principais elementos que tornam uma empresa competitiva. Entenda mais adiante.

 

Imagine que uma empresa, acreditando estar tomando as decisões mais estratégicas no que se refere ao setor de vendas, aplica determinadas medidas. Isso exige esforço e investimento financeiro.

 

Um tempo depois, porém, ao contrário do que se esperava, o setor de vendas não apresenta nenhum avanço significativo. As taxas de conversão em vendas não cresceram.

 

A questão é: de que maneira ela soube que a sua performance nas vendas não estava de acordo com o que havia planejado?

 

Por meio dos indicadores de desempenho relativos ao crescimento de vendas. Essa é a resposta. E é sobre esse e outros indicadores, fatores indispensáveis para o sucesso de qualquer organização, que iremos abordar a seguir.

 

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O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho dizem respeito ao conjunto de métricas que uma organização utiliza com a finalidade de descobrir como anda o seu desempenho ao longo de determinado período.

 

Por desempenho, estamos nos referindo tanto ao desempenho da empresa em si, como também ao de cada colaborador e ao de cada setor que a constitui.

 

Para facilitar a compreensão, é só imaginar que os indicadores de desempenho são como uma bússola que impede a empresa de se perder no mar conturbado que é o mercado competitivo. Por meio dela, um negócio consegue tomar decisões mais estratégicas e assertivas. Também consegue ter processos empresariais mais eficientes e produtivos.

 

Portanto, ao analisar tais métricas, a empresa torna-se capaz de saber se teve ou não sucesso em relação aos objetivos e metas que estabeleceu no planejamento estratégico. Os indicadores de desempenho podem ser representados tanto por meio de valores quantitativos quanto qualitativos.

Por que monitorar os indicadores de desempenho?

Os processos empresariais podem, eventualmente, apresentar falhas em alguma de suas etapas. No entanto, apesar disso gerar, sim, complicações para a empresa, como atrasos e insatisfação dos clientes, não é o verdadeiro problema.

 

O verdadeiro problema é quando a empresa simplesmente não consegue coletar e mensurar os dados referentes a essas falhas. E é por esta razão que os indicadores de desempenho são tão indispensáveis para a saúde corporativa de qualquer negócio.

 

Se metas estão sendo alcançadas, maravilha, os indicadores de desempenho irão revelar isso. Se não estão sendo alcançadas (ou não estão sendo alcançadas do jeito que deveriam), os indicadores também irão indicar esse cenário. Com isso, tudo o que a empresa terá que fazer é adotar medidas que solucionem o problema.

 

Outro ponto que revela o motivo para se monitorar os indicadores de desempenho diz respeito ao fato de eles serem primordiais tanto na composição de metas quanto nas melhorias de processos.

 

Em outras palavras, são vitais para a gestão de um negócio. Isso porque eles auxiliam na avaliação de ações e iniciativas tomadas em prol da realização das metas empresariais.

 

Leia também: O que é mapeamento de processos, importância e principais tipos

Principais indicadores de desempenho para ficar de olho

A seguir, confira os principais indicadores de desempenho.

Lucratividade

Esse indicador tem o objetivo de mensurar o desempenho da lucratividade de um negócio ao longo de determinado período. Essa mensuração pode ser feita, por exemplo, de forma percentual ou de forma nominal. A partir disso, o gestor consegue fazer uma eficiente gestão de riscos e, também, evitar que a organização acabe ficando endividada.

Qualidade

Se o resultado final de um processo de produção não estiver apresentando a qualidade que deveria, o indicador de qualidade irá apontar esse problema. Com isso, será possível tomar ações que contornem o desvio ou a não-conformidade presente no processo.

 

O número de reclamações que uma empresa recebe em relação à prestação de um serviço é um exemplo de indicador de qualidade.

Turnover

Diferentemente dos demais, este indicador de desempenho relaciona-se com o público interno da empresa, isto é, com os colaboradores.

 

A sua finalidade é mensurar o número de empregados admitidos e demitidos durante determinado período. Se o turnover estiver alto, isso pode indicar falhas no processo de recrutamento e seleção e condições desfavoráveis no trabalho. Também pode indicar atritos entre os colaboradores. Tudo isso, aliás, está estritamente ligado a um clima organizacional ruim.

Faturamento

Saber o quanto se está faturando por mês ou por ano é crucial para que um negócio saiba sobre todos os valores que estão entrando no caixa. O indicador de faturamento proporciona justamente isso.

 

Leia também: Indicadores financeiros: o que são, principais e como monitorar

Produtividade

Com o indicador de produtividade, a organização consegue mensurar se está cumprindo de forma assertiva com todas as suas entregas. Ou seja, ela avalia o seu rendimento. Assim, caso identifique que algo precisa ser melhorado para que os processos sejam mais produtivos, poderá adotar medidas nesse sentido. 

 

E mais: quando uma empresa está com baixa produtividade, isso pode significar que os colaboradores talvez estejam sofrendo com:

 

  • desmotivação;

 

  • falta de propósito no trabalho;

 

  • escassez de recursos de qualidade.

Crescimento de vendas

O indicador de crescimento de vendas, como sugere a expressão, é uma métrica calculada com base na quantidade de oportunidades que uma empresa tem de fechar negócios em relação à quantidade de negócio que ela, de fato, consegue fechar.

 

Sendo assim, ao avaliar esse crescimento de vendas, ou seja, a taxa de conversão, pode-se descobrir se as estratégias de vendas que estão sendo adotadas são eficientes, se precisam ser melhoradas ou se devem ser substituídas.

Monitore os indicadores de desempenho da sua empresa corretamente

Como você percebeu ao longo de todo este conteúdo, monitorar os indicadores de desempenho é essencial para se manter preservada a saúde corporativa.

 

Além do mais, são eles os responsáveis por auxiliar uma empresa a tomar as melhores decisões para se ter maior produtividade, maior qualidade dos produtos, maior lucratividade, etc.

 

No entanto, mensurar e avaliar esses indicadores pode ser uma tarefa complicada. Isso acontece especialmente porque uma organização lida diariamente com um grande número de informações.

 

Nesse sentido, o ERP Industrial da Syon surge como uma medida assertiva. Ele proporciona justamente uma análise detalhada tanto de indicadores quanto de metas. Gostaria de conhecer essa ferramenta e aprimorar o seu negócio? Clique aqui agora mesmo.