Monitorar todos os aspectos financeiros de um negócio é vital para que ele se mantenha competitivo no mercado. Entenda mais adiante.
E se houver algum ponto crítico na saúde financeira do seu negócio que a equipe de finanças ainda não identificou? Isso faz parte dos cenários possíveis, certo? E é por isso que você precisa saber como descobri-los.
Ao identificar falhas que estão afetando as finanças, é possível criar um planejamento estratégico. Ou seja, você pode, entre outras ações, enxugar custos que estão secretamente sugando a lucratividade da sua empresa.
Para que você consiga observar de forma clara qualquer complicação que possa afetar a saúde financeira da sua empresa, é crucial que conheça os indicadores financeiros. São eles que irão guiar a tomada de decisão.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.
O que são indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros são as métricas que uma empresa utiliza para monitorar todo o seu desempenho financeiro. Eles revelam a performance de um negócio ao analisarem exclusivamente o aspecto financeiro.
Esse monitoramento revela a performance passada da empresa, como os resultados financeiros que ela teve há um mês. No entanto, também mostra como será o seu desempenho no futuro com base no orçamento.
Importância de monitorar os indicadores financeiros
São os indicadores financeiros que irão revelar tanto para o gestor da empresa quanto para os potenciais investidores os dados primordiais acerca da saúde financeira dela.
Aliás, é com base nesses indicadores que um investidor consegue descobrir qual é o lucro de um negócio, se há margem de lucro alta e se existe algum grau de endividamento. Caso os indicadores não tragam boas notícias, o investidor não irá arriscar fazer nenhum tipo de investimento. É como agem os investidores da bolsa de valores, por exemplo.
Quando se trata de um gestor, os indicadores financeiros o ajudam a traçar uma projeção de resultados futuros. Ele só precisa analisar com precisão o desempenho passado da organização. Isso o auxiliará a identificar falhas, pontos fracos e pontos fortes.
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Principais indicadores financeiros
Esclarecido o que são os indicadores financeiros e o papel crucial que eles desempenham, hora de conhecer os principais. Confira.
1 – Margem Bruta
Esse indicador mede o lucro bruto de uma empresa em valor percentual. Sua finalidade é revelar quanto ela ganha ao vender um produto ou serviço depois de descontar todas as despesas envolvidas nos processos tanto de fabricação (quando é o caso) quanto de venda.
2 – Margem EBITDA
Também denominada Margem LAJIR (Lucro Antes de Juros e Impostos de Renda), a Margem EBITDA representa o quanto a organização gera de lucro ou de prejuízo apenas com as atividades operacionais, desconsiderando quaisquer pagamentos de tributos e elementos financeiros.
Simplificando, é um indicador de rentabilidade. Afinal, ele visa descobrir o quanto um negócio é rentável quando se leva em conta os resultados operacionais.
3 – Margem Líquida
Assim como a Margem EBITDA, a Margem Líquida é um indicador de rentabilidade. Ele mede o lucro líquido de uma organização em valor percentual. No entanto, em seu cálculo, considera-se todas as despesas, tanto diretas quanto indiretas, como os custos oriundos da prestação de serviço.
4 – Custos fixos e custos variáveis
Os custos fixos são as despesas fixas (contínuas) que uma empresa terá ao longo de determinado período. O gasto para pagar o aluguel do escritório e o gasto pagar a segurança do local são exemplos disso.
Os custos variáveis, por outro lado, são as despesas que variam de forma proporcional com o volume de produção que a empresa está tendo ou com o volume de atividades produtivas. Um exemplo disso é o gasto com combustível: quanto mais entregas uma transportadora faz, mais combustível precisa comprar.
A importância de entender os custos fixos e variáveis é de que o negócio deve produzir o suficiente para cobrir todos os custos e conseguir lucrar.
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5 – Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio, também um dos indicadores financeiros mais importantes para se monitorar, nada mais é do que a quantidade de receitas mínimas que um negócio precisa ter para ser capaz de cobrir todos os custos e despesas.
Assim, ao saber qual é a quantidade mínima de receitas, a empresa consegue planejar-se e definir metas de vendas capazes de cobrir todos os custos e despesas.
6 – Retorno sobre o investimento
Conhecido como ROI ou taxa de retorno, esse indicador financeiro irá revelar para a organização o quanto um investimento que ela fez rendeu em determinado período.
Para que ela descubra esse ROI, o cálculo considera o custo que um projeto teve e, também, a renda que ele gerou. Um exemplo de aplicação dessa métrica é quando a empresa investe em campanhas de marketing e, em seguida, monitora o retorno sobre esse investimento.
7 – Retorno sobre o patrimônio líquido
Esse indicador financeiro tem a finalidade de indicar o retorno financeiro que um negócio consegue obter considerando apenas o seu patrimônio líquido. Ou seja, essa métrica calcula a eficiência que a empresa tem em gerar lucros a partir dos próprios recursos.
8 – Retorno sobre o capital investido
Sendo também um dos principais indicadores financeiros, este trata-se do retorno total que um negócio tem sobre o capital que investiu. O cálculo envolve a soma tanto do capital da empresa quanto do capital de terceiros.
8 – Ticket médio
Por último, tem-se o ticket médio. Este indicador irá avaliar a performance que um produto/serviço tem diante dos clientes. Ou seja, irá mensurar a performance de vendas. O cálculo pode considerar duas possibilidades: o número de clientes ou o número de vendas.
Como monitorar os indicadores financeiros estrategicamente
Com tantos indicadores financeiros para monitorar (e os que mencionamos acima foram apenas alguns deles), fica fácil cometer erros que irão, inevitavelmente, afetar a saúde financeira da empresa.
Por isso, tão importante quanto entender as particularidades de cada indicador é monitorá-los do jeito certo.
Diante disso, o ERP Industrial da Syon foi feito justamente para auxiliar gestores a terem uma maior organização financeira, fazer projeção de vendas e desenvolver um fluxo de caixa eficiente.
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