1. Despesas M.D.O.: identifica as despesas do setor com Pessoal;
1.1. Informar as Despesas de M.D.O. no mês (salário, 13º, férias ...);
1.2. Define o valor/h em acordo com as horas de trabalho no setor.
2. Despesas Produção: identifica a média das despesas diretas do setor;
2.1. Identifica as Despesas Diretas do setor em cada mês indicadas no Centro de Custo (CC);
2.2. Identifica a média de valor dos meses selecionados;
2.3. Define o valor/h em acordo com as horas de trabalho no setor.
3. Despesas Geral: identifica a média das despesas indiretas do setor;
3.1. Identifica as Despesas Indiretas (marcadas como Geral no CC) de cada mês;
3.2. Identifica a média de valor dos meses selecionados
3.3. Define valor/h em acordo com o percentual e horas de trabalho no setor.
Em acordo com as 3 despesas relacionadas é definido o custo/h do setor
Custo/h Setor = Desp. M.D.O/h + Desp. Produção/h + Desp. Gerais/h
Obs.: 1. Na média das Despesas de Produção e Gerais é considerado os valores do CC com "Sim";
2. Se a empresa possuir Produto Comercializável calcular Valor Hora do Setor de Apoio e o Custo de Logística em Dados (ler percentual de rateio abaixo).
3. Todos os custos da empresa são direcionados ao CC que são distribuídos na planilha de custos do Produto através do valor hora de cada operação e/ou custo de logística.
4. A Despesa Geral considera a depreciação de máquinas marcadas como "Geral" no seu cadastro;
5. Para funcionários que atuam em mais de um setor adequar o valor de seu salário manualmente na Despesa de M.D.O, proporcional a ocupação de seu trabalho em cada setor envolvido;
Percentual de Rateio das Despesas Gerais (indiretas) nos Setores
O sistema permite a identificação automática do percentual (%) dos setores p/ rateio das Desp. Gerais. Também pode ser adequado manualmente.
O percentual de cada setor é definido com base nas horas de trabalho do setor sobre o total de horas trabalhadas entre todos setores. Devem ser considerados somente os setores de Fabricação.
Perc % = (Total Horas Mês todos Setores / Horas do Setor) * 100
A distribuição de valores nos setores de Apoio somente é utilizado quando a empresa possuir produto comercializável (produto comprado e revendido que não possui Componentes e Sequência Operacional). Utilizar o cálculo para Todos os Setores (Fabricação e Apoio) ou atribuir o percentual manualmente p/ os setores de apoio, de acordo com a análise da ocupação desses setores nas atividades dos produtos de comércio.
Esses valores são utilizados para calcular os Custos de Logística % (despesas de compra, movimentação, estocagem, embalagem e expedição do produto) de forma automática no painel de Dados dos Custos.
O percentual será considerado em todas as planilhas de custos, tanto em Produtos Fabricados como Comerciais, pois os setores de apoio não são considerados na Sequencia Operacional.
Caso a empresa possuir Produto Comercializável e optar por não utilizar o Custo de Logística, pode criar um código interno tipo PF (Produto Final) e um código do Material (Mt)... considerar o Mt como componente do PF e incluir os Setores de Apoio na Sequência Operacional...assim pode ser gerado a planilha de Cálculo do Valor de Custo e Venda e no planejamento o sistema irá gerar a Ordem de Fabricação do PF e a necessidade de compra pro Mt....