1. Configurações Sistema (Extras)
Para utilizar o processo de cálculo automático da quantidade dos componentes na estrutura do produto marque em Extras / Sistema / Aba Produtos o parâmetro B13 Usar Fórmula na Estrutura do Produto;
Obs.: recomendável marcar também a opção B14 Não Alterar Solicitação de Compra ao Alterar Estrutura. Isso faz com que o sistema ignore a necessidade de alterar a quantidade de material a ser adquirida no planejamento ao salvar a alteração do registro dos componentes.
2. Estrutura do Produto (Estrutura Padrão)
Criar estrutura padrão do produto e incluir a fórmula matemática para cálculo da quantidade de acordo com o desenho respectivo do produto. O desenho deve ser salvo na pasta /Fotos com o nome do código do produto.
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3. Orçamentos`
Em itens do orçamento, incluir o Produto Padão e clicar em Medidas para definir a largura e altura do produto bem como as outras variáveis do desenho. Ao clicar no botão calcular o sistema irá calcular as variáveis informadas de acordo com as fórmulas cadastradas para cada componente definindo a sua quantidade.
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Após clicar no botão salvar para aprovar os dados calculados. O usuário pode utilizar o Configurador do produto para escolher uma lista de produtos ou opcionais a serem incluídos na mesma estrutura calculada.
Utilizar o botão Planilha de Custos para visualizar o valor do Orçamento detalhado. Neste orçamento pode ainda ser informado a Mão-de-Obra envolvida, Veículos, Máquinas e Equipamentos e a Sequência Operacional de montagem do produto no Cliente e simular os impostos envolvidos e seu percentual de lucro no valor de venda.
Após analise e formação do Valor de Venda os dados do orçamento podem ser impressos e enviados ao Cliente:
Adicionalmente pode ser impresso a folha de Capa do Orçamento e Anexo com as cláusulas finais da venda do produto serviço ao Cliente. Salve os arquivos na pasta \Documentos no computador local com os seguintes nomes:
Capa => PedR1Capa.docx
Anexo => PedR1Anexo.docx
Obs.: salvar na pasta \Documentos do seu usuário no Windows... o sistema não irá fazer a leitura na pasta \Documentos do usuário público.
Inclua nos arquivos as Tags da lista abaixo para que o sistema troque automaticamente os dados do orçamento no arquivo ao ser impresso. O arquivo enviado para impressão com a capa e anexo pode ser salvo pelo usuário com indicação do nome do arquivo e local.
Tabela.Campo |
Tag |
Orcamento.NOrc |
#NOrcamento |
Orcamento.DataOrc |
#Data |
DadosEmp.TitRelat |
#EmpresaTitulo |
DadosEmp.NomeEmp |
#EmpresaNome |
DadosEmp.Endereco |
#EmpresaEndereco |
DadosEmp.NumEnd |
#EmpresaNumero |
DadosEmp.Bairro |
#EmpresaBairro |
DadosEmp.Cidades |
#EmpresaCidade |
DadosEmp.Cep |
#EmpresaCep |
DadosEmp.UF |
#EmpresaUF |
DadosEmp.CGC |
#EmpresaCNPJ |
DadosEmp.InscEst |
#EmpresaIE |
DadosEmp.Site |
#EmpresaSite |
DadosEmp.EMail |
#EmpresaEMail |
DadosEmp.InscMun |
#EmpresaIM |
Clientes.Codcli |
#ClienteCodigo |
Clientes.RZSocial |
#ClienteNome |
Clientes.NomeFant |
#ClienteFantasia |
Clientes.Fone |
#ClienteFone |
Clientes.EMail |
#ClienteEMail |
Clientes.Endereco |
#ClienteEndereco |
Clientes.Bairro |
#ClienteBairro |
Clientes.Cidade |
#ClienteCidade |
Clientes.Cep |
#ClienteCep |
Clientes.UF |
#ClienteUF |
Clientes.Contato |
#ClienteContato |
Clientes.CGC |
#ClienteCNPJ |
Clientes.InscEst |
#ClienteIE |
Clientes.NEnd |
#ClienteNumero |
Clientes.Pais |
#ClientePais |
Orcamento.CondPag |
#FormaPagamento |
Orcamento.Obs |
#Observacao |
Orcamento.DescTransp |
#Transportadora |
Orcamento.Frete |
#Frete |
Orcamento.NOCCli |
#NOCCli |
Pessoas.Nome |
#Responsavel |
Orcamento.Solicitante |
#Solicitante |
Orcamento.NRev |
#NRevisao |
Orcamento.NProjeto |
#NProjeto |
Clientes.RZSocial |
#Vendedor |
Orcamento.Valor_Frete |
#ValorFrete |
Outras variáveis totalizadoras do orçamento podem ser utilizadas como:
#ValorOrcamento: valor total dos itens do orçamento;
#ValorPorExtenso: valor total dos itens do orçamento por extenso;
#ValorComFrete: valor total dos itens do orçamento mais o valor do frete;
#ValorPorExtensoComFrete: valor dos itens do orçamento com o frete por extenso;
Também pode ser gerado o contrato com base no Pedido firmado. Utilize as mesmas variáveis do contrato para a Capa e Anexo com as cláusulas finais da venda do produto serviço ao Cliente. Salve os arquivos na pasta \Documentos no computador local do usuário com os seguintes nomes:
Capa => PedR2Capa.docx
Anexo => PedR2Anexo.docx
Para o contrato gerado a partir do Pedido pode ser relacionadas os títulos firmados com o cliente incluindo as seguintes Tags abaixo (modelo de tabela orientativo):
Nº Seq. |
Nº Documento |
Data Prestação |
Descrição Resumida |
Valor Prestação |
#TituloNSeq1 |
#TituloNDoc1 |
#TituloDataPrest1 |
#TituloDescResumida1 |
#TituloValorPrest1 |
#TituloNSeq2 |
#TituloNDoc2 |
#TituloDataPrest2 |
#TituloDescResumida2 |
#TituloValorPrest2 |
#TituloNSeq3 |
#TituloNDoc3 |
#TituloDataPrest3 |
#TituloDescResumida3 |
#TituloValorPrest3 |
#TituloNSeq4 |
#TituloNDoc4 |
#TituloDataPrest4 |
#TituloDescResumida4 |
#TituloValorPrest4 |
#TituloNSeq5 |
#TituloNDoc5 |
#TituloDataPrest5 |
#TituloDescResumida5 |
#TituloValorPrest5 |
#TituloNSeq6 |
#TituloNDoc6 |
#TituloDataPrest6 |
#TituloDescResumida6 |
#TituloValorPrest6 |
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#TituloNSeqN |
#TituloNDocN |
#TituloDataPrestN |
#TituloDescResumidaN |
#TituloValorPrestN |
A sequencia de numeração pode ser preenchida com base na previsão de títulos gerados nos pedido. As variáveis não utilizadas o sistema exclui automaticamente após a inclusão dos títulos.