Nota Fiscal Eletrônica

Navigation:  »No topics above this level«

Nota Fiscal Eletrônica

Previous pageReturn to chapter overviewNext page

Na tela de Gestão de NF-e, você terá tudo que precisa bem a sua frente. Para acessá-la, vá até a aba Expedição > Gestão de NF-e, como mostra a imagem.

 

NFE 2

 

Vejamos a primeira tela e após acompanhe abaixo a explicação de cada indicador da tela.

NFE 1

Sua NFe liberada na Expedição do sistema, aparecerá na tela e sempre que liberá-la, poderá ATUALIZAR NFE, para atualizá-la.

 

A Pré-DANFE é apenas a visualização da nota antes de enviá-la.

 

Para enviá-la, clica na nota desejada e vá em ENVIAR NFe. Uma nova tela abrirá. Se você deseja enviar várias notas, basta ir em ENVIAR TODAS e o sistema vai enviar suas notas, uma atrás da outra.

 

 

3 – Inutiliza numeração de NF-e não utilizada, ou seja, NF não transmitida para a SEFAZ (notas Aprovadas, Canceladas ou Denegadas não podem ser inutilizadas).

 

4 – Carta de Correção Eletrônica: Utilizada nos casos em que devem ser corrigidas informações descritivas. Não é válida para informações fiscais, como por exemplo: valor unitário/total, quantidade de produtos, informações de impostos, tanto valor quanto situação tributária e classificação fiscal e código do CFOP. Não existe um leiaute oficial, portanto a orientação é de que as informações sejam consultadas diretamente no site da SEFAZ.

 

5 – Manifestação do destinatário: ainda não é obrigatório para todas as empresas, apenas para empresas voluntárias. Trata-se um documento de ‘aceite’ da NF, onde o destinatário acusa o recebimento da NF e informa se está de acordo ou não com as condições da NF: material correto, quantidade, valor, etc.

 

6 – Transferir NF para recebimento: Usada nas situações em que a empresa emite NF de entrada pela expedição. NF de anulação de valores (processo utilizado quando a empresa perde o prazo legal de 24h para o cancelamento da NF-e), ressarcimento de impostos e devoluções que o cliente não pode gerar a NF-e de retorno.

 

 

Na opção "Ver NFe em Análise", após dar um clic, abrirá todas as NF-es em análise.

manualnfe

1- Verificar n° da Nf-e em análise

 

A segunda tela apresenta:

imagemNF-e1

1 – Aplica uma atualização na tela, pois uma NF-e pode demorar a aparecer na tela para validação e envio. Serve também para atualizar o status de uma NF-e que possa ter sido autorizada  e ainda esteja na parte de envio pendente.

 

2 – Esta opção envia uma única NF-e por vez, não necessita geração de lote.

 

3 – Processo permite a inclusão de duas ou mais NFe em um lote. Existem um limite máximo para o tamanho do lote, o recomendado é que não sejam gerados lotes com mais de 10 NFs, porém essa quantidade pode variar dependendo da quantidade de itens e informações disponíveis na NF.

 

4 – Seletor do período de dados visíveis na tela.

 

5 – Permite visualização da DANFE, impressão e envio de e-mail pelo UNIDANFE (NF no formato UDF)

 

6 – Permite visualização da DANFE e impressão (NF no formato PDF)

 

7 – Envio de  e-mail utilizando as configurações e “Mala-Direta” do ERP.

 

8 – E-mails UNIDANFE: visualiza a tela de envio de e-mails do UNIDANFE, permite visualizar os e-mails pendentes de envio, com erro e enviados.

 

9 –  Filtro avançado para localizar NF, pode ser por numero, data, cliente, etc.

 

10 – Filtro para visualizar todas as NF’s ou somente não impressas, do filtro aplicado.

 

11 – Envia documento selecionado para impressão, sem pré-visualização.

 

12 – Envia todos os documentos filtrados para impressão, sem pré-visualização.

 

13 – Cancela documento junta a SEFAZ, respeitando o prazo máximo de 24 horas após a geração do protocolo de autorização. NFe com status “Uso Denegado” não podem ser canceladas.