Você tem gerenciado corretamente os produtos/serviços da sua empresa? Neste artigo, descubra o que é a matriz BCG e como ela beneficiará seu negócio.
Sejamos honestos quanto a esta verdade: você venderá seu produto/serviço, e isso é maravilhoso, mas…
- Ao passo que alguns produtos venderão desesperadamente e potencializarão a lucratividade da sua empresa…
- Outros chegarão ao fim do seu ciclo de vida e farão você se questionar: “Vale a pena continuar investindo para promovê-lo? Ou estarei desperdiçando orçamento empresarial?
E é exatamente nesse ponto que entra a matriz BCG: um método que dará um norte para você e manterá sua empresa lucrando. Um modelo que fará você observar seu produto/serviço e perceber se ele está gerando lucro ou se está simplesmente sugando dinheiro.
A seguir, descubra o que é a matriz BCG, para que serve e por que você deve aproveitar o quanto antes os benefícios desse método.
O que é Matriz BCG?
Primeiro: qual produto/serviço você oferta? Agora a pergunta de verdade: você acredita que seu produto/serviço está tendo um ótimo desempenho no mercado? Que está gerando o lucro que deveria?
A matriz BCG é uma técnica que analisa o desempenho de um produto/serviço no mercado. Analisa se ele está em fase de maturidade e aumentando a lucratividade da empresa, por exemplo, ou se está em declínio e virando um contratempo.
A ideia da matriz BCG gira em torno do chamado ciclo de vida do produto/serviço.
Imagine que você lança um produto no mercado e ele passa a gerar muito lucro. Em dado momento, alcança tanta reputação que vira um produto maduro. Torna-se consolidado. No entanto, com o passar do tempo, acaba entrando em declínio e deixando de gerar lucros satisfatórios.
Esse é apenas um exemplo. De qualquer forma, todo produto/serviço tem um ciclo.
Portanto, quando um dono de negócio pergunta “Por que devo usar a técnica matriz BCG na minha empresa?”, a resposta é maravilhosamente convincente: porque ela ajudará você a se manter gerando resultados positivos.
Como a matriz BCG pode ajudar no seu negócio?
Entender o que é a matriz BCG e, claro, praticá-la ajudará você a investir esforço/dinheiro nos produtos/serviços que potencializam o fluxo de caixa, ao invés de investir esforço/dinheiro em produtos/serviços que trazem pouquíssimo retorno financeiro.
Dessa forma, você saberá qual estratégia de investimentos e ações de marketing adotar — isto é, tomar a melhor decisão na indústria — sem correr o risco de jogar o orçamento empresarial pelo ralo.
Resumidamente, algumas das vantagens em usar a matriz BCG são:
- Entender em qual momento — introdução, crescimento, maturidade e declínio — um produto/serviço está no mercado.
- Tomar decisões assertivas.
- Direcionar investimentos corretamente.
- Evitar gastos com um produto/serviço que não vale mais a pena.
- Aumentar a lucratividade da empresa.
As 4 categorias da matriz BCG
Como dito, um produto/serviço tem um ciclo de vida. Entenda melhor as categorias da matriz BCG.
1- Vaca leiteira
Essa categoria engloba os produtos/serviços com alta participação no mercado — são maduros, com ótima reputação e geram lucro constante. Você não precisa investir muito neles porque eles já estão consolidados no mercado. Tudo que precisa é mantê-los na prateleira.
Não são produtos/serviços que vendem enlouquecidamente, fazendo a lucratividade da empresa se transformar em um rio de dinheiro do dia para a noite. São produtos/serviços com baixo crescimento no mercado, mas com venda certa, garantida.
2 – Estrela
Aqui estão os produtos/serviços que você precisa investir bastante para que eles possam gerar grande retorno financeiro.
São produtos/serviços com alto crescimento e alta participação de mercado. Vendem muito, mas você também precisa investir muito para mantê-los em crescimento. Têm grande potencial, mas (ainda) não são estáveis.
3 – Abacaxi
Você talvez ainda não saiba, mas quer distância dos produtos/serviços dessa categoria. Motivo? Eles são um atraso. Trazem pouco lucro.
E é por isso que essa categoria se chama “Abacaxi”: você precisa descascar um abacaxi (resolver um problema difícil) em relação a um produto/serviço dessa categoria antes que a saúde financeira da empresa sofra.
Nesse cenário, avalie:
- Vale a pena continuar investimento nesse produto/serviço para tentar recuperá-lo?
Ou:
- Melhor esquecê-lo e investir em outro?
Lembre-se da matriz BCG e analise constantemente o gráfico de desempenho de um produto/serviço. Não apenas uma vez. Mas constantemente. Digo isso porque um produto/serviço pode estar passando por uma diminuição de vendas agora, mas logo pode voltar a gerar lucratividade.
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4 – Interrogação
Aqui estão os produtos/serviços duvidosos.
Você os encara, analisa, pondera, mas não sabe ao certo que rumo tomarão. Se darão certo ou não. O caminho deles é uma interrogação desagradável.
É como se você fizesse uma aposta. Você não sabe o que acontecerá ao lançar tal produto/serviço da categoria “Interrogação”. Você monta uma equipe de marketing e vendas capacitada, estrutura uma estratégia de sucesso, mas…
…ainda assim, está lançando um produto/serviço inovador e não sabe o que acontecerá de verdade.
O ideal, nesse caso, é ir com calma.
Se você decide experimentar um novo sabor de sorvete, por exemplo, não pode arriscar várias bolas de sorvete. Você pode se arrepender. Se você investe em produtos/serviços da categoria “Interrogação”, precisa ir devagar. Não aposte todas as fichas.
Sua vez de usar o modelo de matriz BCG
Você quer manter seu produto/serviço vendendo.
E se caso ele parar de vender? Você analisará os gráficos de desempenho com base na matriz BCG e então, só então, tomará a melhor decisão.
E quando quiser inovar com um produto novo, o fará com cuidado. E se precisar encerrar o ciclo de determinado produto/serviço, adotará estratégias.
Portanto, aproveite as vantagens da matriz BCG e mantenha sua empresa no jogo.