Você tem gerenciado corretamente os produtos/serviços da sua empresa? Neste artigo, descubra o que é a matriz BCG e como ela beneficiará seu negócio.

 

Sejamos honestos quanto a esta verdade: você venderá seu produto/serviço, e isso é maravilhoso, mas…

 

  • Ao passo que alguns produtos venderão desesperadamente e potencializarão a lucratividade da sua empresa…

 

  • Outros chegarão ao fim do seu ciclo de vida e farão você se questionar: “Vale a pena continuar investindo para promovê-lo? Ou estarei desperdiçando orçamento empresarial?

 

E é exatamente nesse ponto que entra a matriz BCG: um método que dará um norte para você e manterá sua empresa lucrando. Um modelo que fará você observar seu produto/serviço e perceber se ele está gerando lucro ou se está simplesmente sugando dinheiro.

 

A seguir, descubra o que é a matriz BCG, para que serve e por que você deve aproveitar o quanto antes os benefícios desse método.

O que é Matriz BCG?

Primeiro: qual produto/serviço você oferta? Agora a pergunta de verdade: você acredita que seu produto/serviço está tendo um ótimo desempenho no mercado? Que está gerando o lucro que deveria?

 

A matriz BCG é uma técnica que analisa o desempenho de um produto/serviço no mercado. Analisa se ele está em fase de maturidade e aumentando a lucratividade da empresa, por exemplo, ou se está em declínio e virando um contratempo.

 

A ideia da matriz BCG gira em torno do chamado ciclo de vida do produto/serviço.

 

Imagine que você lança um produto no mercado e ele passa a gerar muito lucro. Em dado momento, alcança tanta reputação que vira um produto maduro. Torna-se consolidado. No entanto, com o passar do tempo, acaba entrando em declínio e deixando de gerar lucros satisfatórios.

 

Esse é apenas um exemplo. De qualquer forma, todo produto/serviço tem um ciclo.

 

Portanto, quando um dono de negócio pergunta “Por que devo usar a técnica matriz BCG na minha empresa?”, a resposta é maravilhosamente convincente: porque ela ajudará você a se manter gerando resultados positivos.

 

Gráfico do ciclo de vida de um produto e a importância da matriz BCG para analisar seu desempenho.

Como a matriz BCG pode ajudar no seu negócio?

Entender o que é a matriz BCG e, claro, praticá-la ajudará você a investir esforço/dinheiro nos produtos/serviços que potencializam o fluxo de caixa, ao invés de investir esforço/dinheiro em produtos/serviços que trazem pouquíssimo retorno financeiro.

 

Dessa forma, você saberá qual estratégia de investimentos e ações de marketing adotar — isto é, tomar a melhor decisão na indústria — sem correr o risco de jogar o orçamento empresarial pelo ralo.

 

Resumidamente, algumas das vantagens em usar a matriz BCG são:

 

  • Entender em qual momento — introdução, crescimento, maturidade e declínio — um produto/serviço está no mercado.

 

  • Tomar decisões assertivas.

 

  • Direcionar investimentos corretamente.

 

  • Evitar gastos com um produto/serviço que não vale mais a pena.

 

  • Aumentar a lucratividade da empresa.

As 4 categorias da matriz BCG

Como dito, um produto/serviço tem um ciclo de vida. Entenda melhor as categorias da matriz BCG.

Representação gráfica da matriz BCG com as categorias vaca leiteira, estrela, interrogação (em questionamento) e abacaxi.

1- Vaca leiteira

Essa categoria engloba os produtos/serviços com alta participação no mercado — são maduros, com ótima reputação e geram lucro constante. Você não precisa investir muito neles porque eles já estão consolidados no mercado. Tudo que precisa é mantê-los na prateleira.

 

Não são produtos/serviços que vendem enlouquecidamente, fazendo a lucratividade da empresa se transformar em um rio de dinheiro do dia para a noite. São produtos/serviços com baixo crescimento no mercado, mas com venda certa, garantida.

2 – Estrela

Aqui estão os produtos/serviços que você precisa investir bastante para que eles possam gerar grande retorno financeiro.

 

São produtos/serviços com alto crescimento e alta participação de mercado. Vendem muito, mas você também precisa investir muito para mantê-los em crescimento. Têm grande potencial, mas (ainda) não são estáveis.

3 – Abacaxi

Você talvez ainda não saiba, mas quer distância dos produtos/serviços dessa categoria. Motivo? Eles são um atraso. Trazem pouco lucro.

 

E é por isso que essa categoria se chama “Abacaxi”: você precisa descascar um abacaxi (resolver um problema difícil) em relação a um produto/serviço dessa categoria antes que a saúde financeira da empresa sofra. 

 

Nesse cenário, avalie:

 

  • Vale a pena continuar investimento nesse produto/serviço para tentar recuperá-lo?

 

Ou:

 

  • Melhor esquecê-lo e investir em outro?

 

Lembre-se da matriz BCG e analise constantemente o gráfico de desempenho de um produto/serviço. Não apenas uma vez. Mas constantemente. Digo isso porque um produto/serviço pode estar passando por uma diminuição de vendas agora, mas logo pode voltar a gerar lucratividade. 

 

Leia também: 3 dicas rápidas do que fazer quando as vendas caem

4 – Interrogação

Aqui estão os produtos/serviços duvidosos.

 

Você os encara, analisa, pondera, mas não sabe ao certo que rumo tomarão. Se darão certo ou não. O caminho deles é uma interrogação desagradável.

 

É como se você fizesse uma aposta. Você não sabe o que acontecerá ao lançar tal produto/serviço da categoria “Interrogação”. Você monta uma equipe de marketing e vendas capacitada, estrutura uma estratégia de sucesso, mas…

 

…ainda assim, está lançando um produto/serviço inovador e não sabe o que acontecerá de verdade.

 

O ideal, nesse caso, é ir com calma.

 

Se você decide experimentar um novo sabor de sorvete, por exemplo, não pode arriscar várias bolas de sorvete. Você pode se arrepender. Se você investe em produtos/serviços da categoria “Interrogação”, precisa ir devagar. Não aposte todas as fichas.

Sua vez de usar o modelo de matriz BCG

Você quer manter seu produto/serviço vendendo.

 

E se caso ele parar de vender? Você analisará os gráficos de desempenho com base na matriz BCG e então, só então, tomará a melhor decisão.

 

E quando quiser inovar com um produto novo, o fará com cuidado. E se precisar encerrar o ciclo de determinado produto/serviço, adotará estratégias.

 

Portanto, aproveite as vantagens da matriz BCG e mantenha sua empresa no jogo.