Você é um líder?

Certamente, ser um líder não é uma tarefa comum, nem mesmo fácil e simples de se fazer. Todo bom líder, lidera, mas nem todo bom líder é gestor, nem tampouco, gerencia pessoas. Porém, podemos notá-los quando estamos com um.

Queremos compartilhar impressões muito claras do autor Mario Sergio Cortella, que não se tratam exatamente sobre liderança, porém nitidamente se aplicam a ela. Falar sobre algumas das virtudes mais curiosas dos líderes e atitudes notórias e ricas.

O intuito é te fazer refletir, para ser ainda mais um LÍDER de excelência.

 

Autenticidade

Você é um líder autêntico? Ser autêntico é ser você mesmo, sem restrições, sem máscaras. Cortella deixa claro através de um exemplo da tradição judaica, onde diz que se conhece um homem a partir de três coisas: sua taça quando transborda, sua bolsa quando está cheia, e a sua ira.

A taça quando transborda porque quando alguém está em um estado de bebedeira em excesso, isso o desconforta e perturba de alguma maneira. Isso demonstra quem realmente se é. Assim como quando a bolsa está cheia, ou seja, quando se tem dinheiro. A forma como se lida e o que se faz com os recursos, demonstra o caráter de alguém. E finalmente, a ira, quando se perde totalmente a paciência.

 

Paciência

Ter paciência é uma virtude, que todo líder deve ter. Isso quer dizer suportar tudo? Com certeza, não. Como o filósofo Cortella diz, paciência é diferente de lerdeza. A lerdeza é demorada, lenta e irritante, incapaz e incompetente.

A paciência não, diferente da lerdeza, é a capacidade de deixar fluir, saber esperar o momento certo para todas as coisas, sabe respeitar o tempo necessário para tudo. Como Cortella cita, por mais “paciência na vida, na carreira, na família, na política,…”, e mais, na empresa! Lembre-se que se lidera pelo exemplo. A empresa sempre é a cara do gestor. Se você é impaciente, vai gerar liderados assim também.

atitudes de um líder

Gratidão

Um líder é grato sempre! A gratidão é o ato de uma pessoa reconhecer a atitude de outra que lhe prestou um favor, benefício, etc. Aqui fica a pergunta, você é grato como líder aos seus colaboradores? Você é grato a empresa que lhe emprega, pela função e benefícios do seu emprego?

A gratidão nos faz pessoas melhores, porque ela nos impulsiona, nos lança para longe da tristeza. Um líder grato é um líder muito mais propenso a ser próspero. Cortella cita a capacidade de doar-se, da gratuidade do gesto, como uma atitude de gratidão que não tem sido vista nos nossos dias. Então, sejamos aqueles que são gratos e geram gratidão a todos ao redor.

 

Solidão

Aqui não vamos confundir solidão pela falta de conexões com outras pessoas, a solidão como uma escolha. Como cita Cortella, “a solidão como escolha ajuda a cuidar de si, a meditar, a pensar mais, a dar um tempo para os próprios pensamentos,…”.

A solidão como escolha é saudável e deve ser um hábito de todo líder. Nos faz refletir sobre as nossas atitudes, de onde estão originando, faz verificar as nossas intenções . Tirar um tempo para si e nada mais, nem família, empresa, e tantas outras ocupações. Ser um líder é também dar um tempo, relaxar, para poder ser eficaz quando é preciso. Uma mente descansada e tranquila é muito mais concentrada.

 

Esforço criativo

E para finalizar, o esforço criativo, que é muito característico dos grandes líderes. A criatividade pensamos ser apenas insights, que ocorrem em momentos esporádicos e diversos, sem nexo com o que estamos buscando. Porém, o autor relata que a criatividade exige esforço, como fazer com que ela desabroche.

Cortella cita o exemplo de um grande escritor de espetáculos de balés famosos, Igor Stravinsky, onde ele diz : “a inspiração, considero-a uma força motriz, que encontramos em toda a atividade humana e que, portanto, não é apenas um monopólio dos artistas. Só desabrocha quando algum esforço a põe em movimento. ”

 

Nós da Syon te ajudamos a ser um líder de sucesso, pois temos as soluções para o dia a dia da sua empresa e para o seu! Conheça as nossas soluções!