Realizar a pesquisa de clima organizacional alavancará a sua empresa. Entenda melhor a seguir.

 

Você saberia dizer caso os colaboradores da sua empresa estivessem insatisfeitos com o ambiente de trabalho? E se eles estivessem prestes a pedir demissão por conta de atritos com outros colaboradores?

 

Quando uma organização não sabe quais são as percepções que os funcionários têm sobre o local em que trabalham, há grandes chances de ela sofrer certas consequências, como a baixa produtividade, perda de talentos e diminuição do faturamento.

 

No entanto, esses são apenas alguns dos problemas. Há outros.

 

Gostaria de saber mais do assunto e de que forma a empresa pode realizar a pesquisa de clima organizacional para evitar tais complicações? Acompanhe a leitura.

O que é clima organizacional?

Apesar de soar abstrato, o conceito de clima organizacional diz respeito ao conjunto de percepções que os colaboradores possuem em relação ao ambiente no qual trabalham. Essa percepção se manifesta de diversas formas:

 

  • Qual sentimento os colaboradores têm sobre a empresa: positivo ou negativo?

 

  • O que eles acham da gestão? Parceira? Abusiva?

 

  • Eles consideram os demais colaboradores tóxicos ou amigáveis?

 

  • Eles estão satisfeitos com o trabalho que executam?

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta estratégica para se descobrir como está o clima organizacional. A partir dela, as organizações sabem exatamente quais são as percepções que os colaboradores têm e, a partir disso, conseguem criar medidas que solucionem quaisquer problemas.

 

Além disso, com a pesquisa de clima organizacional, também é possível mapear todos os erros que a empresa está cometendo antes que eles causem complicações complexas. Os colaboradores, por exemplo, insatisfeitos e sentindo-se prejudicados de alguma forma, podem tecer comentários negativos sobre ela. Isso resultará em dificuldades de recrutamento e seleção de novos profissionais.

Vantagens de se aplicar a pesquisa de clima organizacional

Como você pôde perceber, fazer a pesquisa de clima organizacional gera inúmeros benefícios. Para detalhar melhor, elencamos as principais vantagens de realizá-la.

Maior produtividade

Colaboradores felizes são mais produtivos, criativos e até mais capazes de realizar vendas, como revela um estudo feito pela Universidade da Califórnia.

 

Sendo assim, uma excelente forma de saber se os colaboradores estão infelizes e quais as razões disso é fazendo uma pesquisa de clima organizacional. Ela revelará, por exemplo, se eles estão infelizes com o valor do salário, infraestrutura da empresa e ausência de benefícios corporativos.

Comunicação otimizada

A comunicação é fundamental para o sucesso de uma empresa. Afinal, quando ela não é eficiente, as equipes de trabalho simplesmente não conseguem executar as suas atribuições de forma aliada.

 

Portanto, a pesquisa de clima organizacional serve para a empresa identificar em quais pontos a comunicação está falhando e, em seguida, otimizá-la. Aliás, um jeito de otimizar a comunicação e tornar a equipe de trabalho mais engajada é por meio da utilização do ERP Industrial da Syon. Ele gera diversas vantagens, como favorecer o fluxo de trabalho.

Motivar os colaboradores

Eventualmente, os colaboradores podem ficar desmotivados e, como consequência, perder produtividade. A falta de motivação pode surgir por motivos que vão desde a falta de propósito no trabalho até a sensação de falta de pertencimento ou reconhecimento por parte dos líderes.

 

Sendo assim, a empresa deve agir para sanar esse problema, como fazer a pesquisa de clima organizacional. Isso permitirá identificar exatamente os pontos que estão sugando a motivação dos colaboradores.

Reduzir rotatividade

Se estiverem insatisfeitos no trabalho, as chances de os colaboradores pedirem demissão é enorme. E o pior dessa situação é que a empresa pode acabar perdendo talentos incríveis que a fariam alcançar resultados promissores.

 

No entanto, é neste ponto que a pesquisa de clima organizacional também mostra a sua importância, já que consegue ela diminuir essa rotatividade. Isso é possível porque a pesquisa identifica:

 

  • As razões que deixam os colaboradores estressados;

 

  • O que está prejudicando a saúde mental dos colaboradores;

 

  • Quais benefícios corporativos os colaboradores gostariam de receber;

 

  • Como tornar o ambiente de trabalho mais respeitoso, onde todos cumprem com o regulamento interno da organização e prezam pela civilidade.

Mapear pontos fortes e fracos

Todas as empresas, independentemente do tamanho, têm pontos fortes e fracos. A questão, no entanto, é descobrir quais são eles para mapeá-los com precisão.

 

É aqui que entra a pesquisa de clima organizacional. Ela identificará todas as questões que precisam ser melhoradas na empresa, isto é, os pontos negativos, e as questões que precisam ser aprimoradas, os pontos positivos.

Como aplicar a pesquisa de clima organizacional?

Para aplicar a pesquisa de clima organizacional, deve-se seguir o passo a passo correto. Confira.

Planejamento

Monte um planejamento robusto que possua um modelo e frequência. Recomenda-se que se use um modelo de questionário que não seja extenso e se adote uma pesquisa de clima com frequência contínua.

 

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Questionário

Deve-se aplicar perguntas estratégicas para se conseguir informações interessantes. De modo geral, é importante que os questionamentos contemplem aspectos como: desafio e satisfação profissional, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e sensação de reconhecimento e valorização.

Sensibilização

A empresa precisa sensibilizar os colaboradores sobre a realização da pesquisa de clima organizacional. Isso fará com que eles entendam a oportunidade de estão tendo de contribuir com opiniões capazes de gerar melhorias para si mesmos.

Aplicação

Aqui, é importante comunicar aos colaboradores o prazo que eles possuem para responder a pesquisa. Pode-se usar softwares que agilizam esse processo.

Análise das respostas e planos de ação

Tão importante quanto aplicar a pesquisa de clima organizacional é analisar os dados obtidos e, com base neles, criar um plano de ação efetivo.

 

Sendo assim, o plano de ação deve solucionar os problemas que foram identificados e também potencializar os pontos positivos que os colaboradores mencionaram. De toda forma, o foco é criar mudanças reais na empresa; é por isso que é importante saber como funciona uma tomada de decisão estratégica.

Hora de aplicar a pesquisa de clima organizacional na sua empresa

Com ela, sua empresa corrigirá erros e potencializará acertos.

 

Também terá profissionais mais motivados e produtivos.

 

Então, aplique a pesquisa de clima organizacional e mantenha a sua organização em constante melhoria.

 

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