Realizar a pesquisa de clima organizacional alavancará a sua empresa. Entenda melhor a seguir.
Você saberia dizer caso os colaboradores da sua empresa estivessem insatisfeitos com o ambiente de trabalho? E se eles estivessem prestes a pedir demissão por conta de atritos com outros colaboradores?
Quando uma organização não sabe quais são as percepções que os funcionários têm sobre o local em que trabalham, há grandes chances de ela sofrer certas consequências, como a baixa produtividade, perda de talentos e diminuição do faturamento.
No entanto, esses são apenas alguns dos problemas. Há outros.
Gostaria de saber mais do assunto e de que forma a empresa pode realizar a pesquisa de clima organizacional para evitar tais complicações? Acompanhe a leitura.
O que é clima organizacional?
Apesar de soar abstrato, o conceito de clima organizacional diz respeito ao conjunto de percepções que os colaboradores possuem em relação ao ambiente no qual trabalham. Essa percepção se manifesta de diversas formas:
- Qual sentimento os colaboradores têm sobre a empresa: positivo ou negativo?
- O que eles acham da gestão? Parceira? Abusiva?
- Eles consideram os demais colaboradores tóxicos ou amigáveis?
- Eles estão satisfeitos com o trabalho que executam?
O que é pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta estratégica para se descobrir como está o clima organizacional. A partir dela, as organizações sabem exatamente quais são as percepções que os colaboradores têm e, a partir disso, conseguem criar medidas que solucionem quaisquer problemas.
Além disso, com a pesquisa de clima organizacional, também é possível mapear todos os erros que a empresa está cometendo antes que eles causem complicações complexas. Os colaboradores, por exemplo, insatisfeitos e sentindo-se prejudicados de alguma forma, podem tecer comentários negativos sobre ela. Isso resultará em dificuldades de recrutamento e seleção de novos profissionais.
Vantagens de se aplicar a pesquisa de clima organizacional
Como você pôde perceber, fazer a pesquisa de clima organizacional gera inúmeros benefícios. Para detalhar melhor, elencamos as principais vantagens de realizá-la.
Maior produtividade
Colaboradores felizes são mais produtivos, criativos e até mais capazes de realizar vendas, como revela um estudo feito pela Universidade da Califórnia.
Sendo assim, uma excelente forma de saber se os colaboradores estão infelizes e quais as razões disso é fazendo uma pesquisa de clima organizacional. Ela revelará, por exemplo, se eles estão infelizes com o valor do salário, infraestrutura da empresa e ausência de benefícios corporativos.
Comunicação otimizada
A comunicação é fundamental para o sucesso de uma empresa. Afinal, quando ela não é eficiente, as equipes de trabalho simplesmente não conseguem executar as suas atribuições de forma aliada.
Portanto, a pesquisa de clima organizacional serve para a empresa identificar em quais pontos a comunicação está falhando e, em seguida, otimizá-la. Aliás, um jeito de otimizar a comunicação e tornar a equipe de trabalho mais engajada é por meio da utilização do ERP Industrial da Syon. Ele gera diversas vantagens, como favorecer o fluxo de trabalho.
Motivar os colaboradores
Eventualmente, os colaboradores podem ficar desmotivados e, como consequência, perder produtividade. A falta de motivação pode surgir por motivos que vão desde a falta de propósito no trabalho até a sensação de falta de pertencimento ou reconhecimento por parte dos líderes.
Sendo assim, a empresa deve agir para sanar esse problema, como fazer a pesquisa de clima organizacional. Isso permitirá identificar exatamente os pontos que estão sugando a motivação dos colaboradores.
Reduzir rotatividade
Se estiverem insatisfeitos no trabalho, as chances de os colaboradores pedirem demissão é enorme. E o pior dessa situação é que a empresa pode acabar perdendo talentos incríveis que a fariam alcançar resultados promissores.
No entanto, é neste ponto que a pesquisa de clima organizacional também mostra a sua importância, já que consegue ela diminuir essa rotatividade. Isso é possível porque a pesquisa identifica:
- As razões que deixam os colaboradores estressados;
- O que está prejudicando a saúde mental dos colaboradores;
- Quais benefícios corporativos os colaboradores gostariam de receber;
- Como tornar o ambiente de trabalho mais respeitoso, onde todos cumprem com o regulamento interno da organização e prezam pela civilidade.
Mapear pontos fortes e fracos
Todas as empresas, independentemente do tamanho, têm pontos fortes e fracos. A questão, no entanto, é descobrir quais são eles para mapeá-los com precisão.
É aqui que entra a pesquisa de clima organizacional. Ela identificará todas as questões que precisam ser melhoradas na empresa, isto é, os pontos negativos, e as questões que precisam ser aprimoradas, os pontos positivos.
Como aplicar a pesquisa de clima organizacional?
Para aplicar a pesquisa de clima organizacional, deve-se seguir o passo a passo correto. Confira.
Planejamento
Monte um planejamento robusto que possua um modelo e frequência. Recomenda-se que se use um modelo de questionário que não seja extenso e se adote uma pesquisa de clima com frequência contínua.
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Questionário
Deve-se aplicar perguntas estratégicas para se conseguir informações interessantes. De modo geral, é importante que os questionamentos contemplem aspectos como: desafio e satisfação profissional, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e sensação de reconhecimento e valorização.
Sensibilização
A empresa precisa sensibilizar os colaboradores sobre a realização da pesquisa de clima organizacional. Isso fará com que eles entendam a oportunidade de estão tendo de contribuir com opiniões capazes de gerar melhorias para si mesmos.
Aplicação
Aqui, é importante comunicar aos colaboradores o prazo que eles possuem para responder a pesquisa. Pode-se usar softwares que agilizam esse processo.
Análise das respostas e planos de ação
Tão importante quanto aplicar a pesquisa de clima organizacional é analisar os dados obtidos e, com base neles, criar um plano de ação efetivo.
Sendo assim, o plano de ação deve solucionar os problemas que foram identificados e também potencializar os pontos positivos que os colaboradores mencionaram. De toda forma, o foco é criar mudanças reais na empresa; é por isso que é importante saber como funciona uma tomada de decisão estratégica.
Hora de aplicar a pesquisa de clima organizacional na sua empresa
Com ela, sua empresa corrigirá erros e potencializará acertos.
Também terá profissionais mais motivados e produtivos.
Então, aplique a pesquisa de clima organizacional e mantenha a sua organização em constante melhoria.
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