Porque um ERP é essencial em uma indústria?

Com esse artigo queremos esclarecer o porquê é tão necessário a implantação de um sistema ERP para uma indústria. Um sistema de gestão de custos, financeiro, gestão de produção e estoque, entre outros controles necessários. Esses são um pouco das soluções encontradas em uma software ERP.

 

Mas, o que é ERP?

Enterprise Resource Planning, o ERP, que quer dizer Planejamento de Recursos Empresariais, é a ferramenta de gestão que controla e gerencia atividades e informações da empresa, integrando todos os dados. Em poucas palavras, o sistema ERP vai ajudar você e toda a sua equipe a organizar a empresa. Colocar tudo em ordem e devidamente registrado.

Todas as informações administrativas da sua indústria estarão sendo controladas nessa ferramenta. Percebe a sua importância? É a melhor forma de ter o controle de todos os dados, em um só lugar e integrados. Sem retrabalho, desencontro de informações ou engano, um software ERP ajuda na criação de processos eficientes no dia-a-dia.

 

Vantagens em ter um ERP

Dentre as vantagens em ter uma ferramenta ERP está:

Automatização, integração e controle

Um sistema ERP automatiza e integra informações, sem necessidade de retrabalho, ou seja, refazer algum processo. Isso é possível porque tudo está interligado em um sistema ERP. Consequentemente, o controle é bem mais fácil de ser feito, gerando praticidade no dia a dia.

 

Criação de processos eficientes

Ao utilizar um sistema de gestão, naturalmente processos que eram feitos repetidamente gerando retrabalho, são anulados. Um ERP para indústria cria uma gestão eficiente, pois as informações estão interligadas.

 

Correção de vícios da equipe

Nossa rotina pode gerar vícios desnecessários que fazemos de forma repetida. Esses vícios são ruins pois gastamos tempo com eles. Por isso um software de gestão é tão essencial, ele alinha todos os setores da empresa, com informações coerentes e importantes para a tomada de decisão.

 

ERP na Indústria

Porque ter um ERP na Indústria? Vamos imaginar que queremos fazer um bolo de chocolate e sabemos que para realizar esse bolo teremos de misturar todos os ingredientes e para finalizar colocar tudo isso em um forno, para assar. Porém, não sabemos exatamente que ingredientes são, qual a quantidade, o tipo, muito menos qual é a sequência dos ingredientes.

Assim é uma indústria sem um sistema ERP, que precisa industrializar o seu produto, mas não sabe quanto tempo leva para fazê-lo, quanto realmente precisa de material, e por aí vai. Um software ERP vai organizar todas essas informações, dar a cada um de forma organizada com uma sequência. Além de controles que podem ser feitos nesses processos de produção.

 

Pode-se dizer que com um sistema ERP é possível concentrar-se no que realmente importa, como por exemplo a tomada de decisão, algo que não pode ser delegado. Gostou desse artigo? As soluções da Syon atendem diversas indústrias, desde o chão de fábrica ao administrativo e vendas. Veja mais e entre em contato conosco.