Para evitar complicações e/ou aproveitar cenários futuros oportunos, é vital realizar a previsão de demanda. Saiba mais a seguir. 

 

Imagine que uma empresa, por não realizar o processo de previsão de demanda, acaba estocando uma grande quantidade de determinado produto. Ela, no entanto, não contava que, em alguns meses, uma crise econômica abalaria o fluxo de vendas deste e de outros produtos, prejudicando a sua saúde financeira.

 

Complicado, não?

 

O cenário acima representa bem o que a não realização da previsão de demanda causa em uma organização. Afinal, toda e qualquer decisão empresarial deve ser pautada em dados, e não em achismos. Fazer essa previsão cumpre exatamente com esse aspecto.

 

Neste conteúdo, além de você compreender de maneira mais detalhada sobre a previsão de demanda (e que esse processo é altamente decisivo para o sucesso de um negócio), também irá entender como realizá-la da forma certa.

 

Tenha uma boa leitura!

O que é previsão de demanda?

Essencial para o funcionamento de qualquer negócio, a previsão de demanda diz respeito ao processo cuja finalidade é fazer a análise preditiva dos dados de uma empresa e, a partir disso, prever como será a demanda de determinado produto/serviço.

 

Quando uma empresa estima essa demanda, consegue fazer uma previsão de como será o fluxo de vendas no futuro. Assim, caso os cenários previstos sejam positivos, ela pode adotar medidas que os tornem ainda mais promissores.

 

Algo similar acontece no caso de um cenário negativo. Se as previsões de demanda forem negativas, isso ajudará a organização a ter uma tomada de decisão que amenize ao máximo as consequências dessa previsão.

 

Simplificando, é com a previsão que um negócio compreende (quando se trata da demanda dos produtos/serviços que vende) como será a sua situação em determinado momento no futuro. Logo, independentemente de ser um cenário promissor ou não, ele irá conseguir ajustar todos os seus processos e decisões para atender a essa previsão.

Como funciona a previsão de demanda?

Antes de você entender qual o passo a passo para se realizar uma previsão de demanda da maneira correta, é importante definirmos que existem duas abordagens para uma empresa fazer isso: a qualitativa e a quantitativa.

Abordagem qualitativa

Ainda que seja baseada em estudos e dados (como informações referentes a períodos anteriores), essa abordagem tem um aspecto mais subjetivo. Simplificando, trata-se de uma previsão de demanda com base na percepção do mercado.

 

Nesse processo, levam-se em conta determinados componentes. O comportamento do consumidor, as pesquisas de preferência e as tendências de mercado são alguns deles.

Abordagem quantitativa

A abordagem quantitativa, por outro lado, é mais objetiva e utiliza números exatos, como o histórico de vendas de um negócio. Além disso, ela configura-se dessa forma porque, para prever como será a demanda de produtos/serviços, fundamenta-se em dados reais obtidos com estudos sobre concorrentes e pesquisas de mercado. 

Para que serve a previsão de demanda?

Quando um negócio realiza o processo de previsão de demanda, aspecto que será abordado de modo detalhado logo adiante, ele aprimora a gestão empresarial. Afinal, o gestor torna-se capaz de decidir, de forma mais assertiva, determinados aspectos da organização. Um deles diz respeito ao preço que os produtos/serviços terão.

 

Ele também consegue entender com mais clareza quais são as possibilidades de expansão da empresa. Isso, é claro, considerando tanto a previsão de demanda negativa quanto a previsão de demanda positiva, já que ambas guiam a tomada de decisão empresarial.

 

Exemplificando: depois de fazer a previsão de demanda, certa empresa estima que, ao longo de janeiro a abril, haverá uma queda na venda dos seus produtos. Com base nessa análise, ela irá adotar ações que amenizem os impactos desse baixo fluxo de vendas.

 

Agora imagine um cenário inverso. Ou seja, um período no qual a empresa, por meio da previsão de demanda, estima que haverá uma grande quantidade de venda dos seus produtos. Nesse caso, ela conseguirá tomar decisões que evitem algumas complicações. Algumas delas são a falta de produtos no estoque, os atrasos na produção e os problemas logísticos.

 

Leia também: Como fazer um fluxo de caixa eficiente e potencializar sua empresa

Como fazer a previsão de demanda corretamente

Agora que você sabe o que é a previsão de demanda e quais abordagens podem ser adotadas, é hora de saber como aplicar esse processo. Confira a seguir.

Objetivo

O primeiro passo que a empresa deve dar para realizar a previsão de demanda é definir o objetivo da previsão. Ele servirá para dar um direcionamento correto da análise preditiva.

 

Para definir esse objetivo, a empresa deve fazer alguns questionamentos. Um deles é: “A previsão tomará como base a demanda de determinado segmento de mercado ou a demanda global de um produto?”

Horizonte temporal

Qual o tempo para o qual a demanda será prevista? Exemplificando, a empresa pode estabelecer que esse tempo, isto é, esse horizonte temporal, irá durar 1 ano e 2 meses. 

Abordagem de previsão

A próxima ação é determinar qual a abordagem de previsão será adotado na pesquisa. Ou seja, se será utilizada uma abordagem qualitativa ou quantitativa. Isso, é claro, vai depender de alguns fatores.

 

Se a empresa quer fazer uma previsão para um curto período, por exemplo, é mais recomendado a abordagem qualitativa. Por outro lado, o uso da abordagem quantitativa é aconselhável quando se quer fazer uma previsão de demanda para um período longo.

Coleta de dados

Depois de definir a abordagem, é hora de coletar os dados. Esse procedimento pode ser realizado de algumas formas, como por meio de um questionário de intenções de compras.

Interpretação de dados

Como último passo, a empresa deve interpretar os dados obtidos. É a partir disso que ela irá conseguir estimar a demanda com base no horizonte temporal.

Sistema ERP: como ter sucesso ao fazer a previsão de demandas?

Neste conteúdo, você conseguiu perceber que a previsão de demanda, além de poder adotar abordagens distintas, requer que a empresa siga um passo a passo básico.

 

No entanto, dependendo dos mecanismos e ferramentas que a organização usa para executar cada uma das etapas, ela pode ter maior ou menor sucesso com a previsão.

 

E é por isso que o uso de um ERP, como o ERP Industrial da Syon, é essencial. Ele auxilia todo esse processo, facilitando o acesso da empresa aos dados. Isso, é claro, otimiza o processo de previsão de demanda.

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