Sem gestão eficiente, qualquer empresa enfrentará problemas logísticos. Confira os principais.

 

Os problemas logísticos podem prejudicar (se é que já não estão) sua empresa, gerando não apenas prejuízos financeiros, mas má reputação. Se os clientes não receberem o que compraram na data combinada, por exemplo, provavelmente irão espalhar aos quatro cantos do mundo a respeito disso.

 

Claro, não falo sobre problemas de logística eventuais. Não é possível se livrar desses, não importa o quanto a empresa se esforce. Me refiro àqueles que acontecem frequentemente.

 

Mesmo que muitos problemas logísticos sejam fruto da imprevisibilidade, não significa que a empresa não possa tomar decisões estratégicas para amenizá-los ao máximo. Porque ela pode. E deve.

 

A seguir, descubra mais sobre a logística, sua importância, os principais problemas logísticos e de que forma a empresa pode resolvê-los.

O que é logística e qual a sua importância?

A logística é a responsável por gerenciar o fluxo completo de uma mercadoria, ou seja, desde sua origem até o ponto final, quando é finalmente entregue ao cliente. O gerenciamento desse fluxo deve ser eficiente, satisfatório e a custo competitivo.

 

Isso, por si só, já revela a importância de se ter uma gestão logística eficiente. Por isso, ela deve ser tratada como prioridade pela empresa — afinal, é por meio dela que se evita os prejudiciais problemas logísticos.

Atividades da Logística

As atividades da logística podem ser classificadas em primária ou de apoio. A atividade primária envolve transporte, manutenção de estoque e processamento de pedidos. Por outro lado, a atividade de apoio diz respeito à armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistema de informação.

5 principais problemas logísticos

1 – Rotas

Muitos dos problemas de logística nas empresas estão diretamente relacionados à imprevisibilidade, e é nesse ponto que entram os contratempos nas rotas de transporte.

 

Os imprevistos que podem ocorrer enquanto o produto está a caminho do cliente não estão sob o controle da empresa: engarrafamentos, pneu furado, carga roubada, acidente na estrada, quebra de alguma peça do veículo, entre outros. (Pense mais um pouco e terá uma variedade de imprevistos amargos se descortinando diante de você.)

 

Diante disso, como a empresa poderá evitar tais imprevistos? Bem, ela pode tomar decisões assertivas que irão contorná-los ou, eventualmente, até evitá-los. Claro, na medida em que é possível “evitar” imprevistos.

 

Isso porque se a empresa tiver uma equipe capacitada para notificar responsáveis e empresa de suporte e/ou contratar transporte emergencial para cumprir com a entrega, saberá como proceder quando imprevistos acontecerem.

2 – Volumes errados

Sua empresa até pode ter sido eficiente na venda de um produto. Maravilha! Mas, ainda assim, pecar neste ponto: a falta de estoque.

 

Os volumes errados acontecem devido à falta de controle de estoque. Se a empresa não sabe a quantidade de mercadorias que tem no estoque, por exemplo, pode acabar vendendo um produto que não existe. Isso, porém, não é a única dor de cabeça. Sem controle de estoque, ela também terá problemas com produtos mal conservados e vencidos.

3 – Pedidos incorretos

Os pedidos incorretos são um dos problemas de logística de distribuição que, de modo geral, estão extremamente ligados aos erros durante o picking: momento em que o funcionário seleciona/escolhe produtos e os inclui em um único pedido de um cliente. Contudo, é justamente nesse processamento de pedidos que podem haver erros.

 

Por exemplo, durante o picking, o funcionário pode se confundir com um produto e incluí-lo no pedido errado, ou simplesmente esquecer de selecionar algum. Basta imaginar todos esses funcionários fazendo dezenas de combinações de pedidos diariamente para concluir que, em dado momento, eles cometerão um erro nos pedidos.

4 – Atrasos

Esses são problemas logísticos — mais comuns do que se imagina — que podem afundar a imagem de uma empresa.

 

Ninguém gosta de esperar pelo produto comprado; se pudéssemos, o teríamos imediatamente após a compra, não é verdade? Apesar disso, porém, nos conformamos e esperando. Quando a entrega do pedido atrasa, no entanto, o frágil consentimento de “Vou esperar, não tem o que fazer” vira indignação.

 

Dessa forma, para evitar problemas com atrasos, a empresa pode tomar certas decisões, como adotar um planejamento logístico capaz de gerar controle da demanda e prever as melhores rotas de entrega.

5 – Danos nos produtos

Talvez você mesmo já tenha passado por isso. Você compra um produto, mas, então, quando o desempacota (ansioso em ver o produto pelo qual tanto esperou), seu sorriso de “finalmente vou poder aproveitá-lo” desaparece bruscamente. O produto diante de você está danificado. Um amassado violento em um dos cantos.

 

Há diversas possibilidades de danos em produtos:

 

  • amassados;

 

  • rasgos;

 

  • furos;

 

  • riscos.

 

No entanto, ainda que certos danos sejam consequência da imprevisibilidade, outros não — e é por isso que podem ser evitados com um bom planejamento estratégico. O que a empresa deve fazer é:

 

  • Considerar as características da mercadoria e, assim, embrulhá-la e armazená-la corretamente.

 

  • Implementar processos para que os funcionários identifiquem facilmente quando produtos são frágeis e quando não.

 

  • Avaliar o estado das rodovias da rota de entrega, uma vez que existem produtos frágeis que facilmente sofrem danos com o menor dos solavancos.

Como melhorar os processos logísticos?

Investimento em TI para melhorar a gestão dos processos logísticos

Independente sobre qual processo estejamos falando (fazer um bolo de chocolate, viajar para uma cidade, executar atividades empresariais), buscamos sempre aproveitar os benefícios das tecnologias para realizá-los (uma batedeira doméstica para o bolo, um veículo para a viagem, um software de gestão para os processos industriais).

 

O ponto é: tecnologias facilitam processos, inclusive os empresariais. Portanto, investir em TI é crucial quando se deseja aprimorar a gestão e, como consequência, evitar problemas de logística na empresa.

Como o ERP e CRM auxiliam na logística

A falta de gestão causará diversos danos à empresa como os problemas logísticos, portanto, você deve buscar uma gestão logística eficiente. Para isso, basta se utilizar de um ERP ou CRM: softwares que, além de auxiliarem em vários processos, fazem a logística da empresa fluir tranquilamente.

 

Com o ERP Industrial da Syon, por exemplo, sua empresa aproveitará estes benefícios:

 

  • Controle de pedidos;

 

  • Indicador de entrega;

 

  • Gestão de estoque;

 

  • Acuracidade de estoques.

 

E então?

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