O bom relacionamento com fornecedores tem grande peso no sucesso empresarial. Descubra neste conteúdo.
Vamos começar de um ponto indiscutível?
Ter bons relacionamentos é essencial na vida de toda pessoa. Isso porque relações saudáveis com amigos, familiares e vizinhos proporcionam bem-estar físico e mental.
O mesmo vale para a boa relação que as empresas precisam ter com os seus fornecedores. E sabe por quê?
As complicações que um negócio enfrenta quando tem relações ruins com fornecedores são diversas. Elas são um rasgo corrosivo em sua saúde financeira.
Na verdade, não só no aspecto financeiro, mas em diversos outros.
Quer entender mais sobre relacionamento com fornecedores e como desenvolver um? É o que vamos abordar a seguir. Continue lendo.
O que é um bom relacionamento com fornecedores?
Ter um bom relacionamento com fornecedores é o que todas as organizações precisam focar em desenvolver. Como dizem: esse é o lado do campo onde coisas boas acontecem.
Mas o que significa ter um bom relacionamento? O que, na prática, faz uma empresa pensar “Eu tenho uma ótima relação com os meus fornecedores” ou “Preciso urgentemente achar outros fornecedores antes que as coisas fiquem mais embaraçosas”?
Aqui estão alguns indicativos de um bom relacionamento com fornecedores:
- Comunicação aberta e transparente. Isso ajuda no alinhamento de expectativas, compartilhamento de informações e resolução de problemas;
- Prazos cumpridos, afinal, nada melhor do que ter a matéria-prima que você comprou chegando no prazo definido e, assim, evitar quaisquer atrasos na cadeia produtiva;
- Cooperação e colaboração: existe um compartilhamento saudável e benéfico de ideias e inovações entre a empresa e o fornecedor.
E, ei, esses são só alguns indicativos. Há inúmeros, como a negociação justa, que, aliás, é extremamente vital para a saúde financeira da empresa. Também tem o reconhecimento e a valorização de uma parte pela outra.
Como ter um bom relacionamento com os fornecedores? 4 dicas essenciais
Não é uma tarefa difícil, ainda que possa ser se a sua empresa não souber quais medidas adotar e quais não. Foi pensando nisso que listamos os aspectos mais relevantes para que você consiga desenvolver um bom relacionamento com fornecedores. Confira a seguir.
1 – Conheça o seu fornecedor
O primeiro aspecto que você deve levar em conta para ter um bom relacionamento com fornecedores é conhecê-los a fundo. Ou seja, saber o maior número de detalhes possíveis. Quando se conhece bem o fornecedor, as chances de ter problemas com eles são menores.
Na prática, é preciso realizar certas ações, como fazer uma pesquisa e análise para descobrir a reputação do fornecedor, o quão satisfeitos estão os seus clientes, o seu histórico de desempenho, se cumpre ou não as regulamentações exigidas e a qual a sua estabilidade financeira.
Além da pesquisa e análise, outras medidas importantes são:
- Caso possível, faça uma visita presencial, pois isso ajudará a entender melhor a forma que o fornecedor opera e a qualidade dos produtos e serviços que vende;
- Entenda a capacidade de produção, de atendimento a demandas futuras e de estoque disponível do fornecedor para evitar expectativas irrealistas.
2 – Estabeleça eficientes canais de comunicação
A comunicação é essencial para qualquer empresa, e não apenas quando estamos falando de desenvolver um bom relacionamento com fornecedores, mas de ter times de marketing mais eficientes, uma equipe de RH mais produtiva e um punhado de outros benefícios.
Isso porque, ao estabelecer canais de comunicação eficientes, você irá evitar diversos conflitos e incompreensões, já que estará compartilhando com os fornecedores informações de forma transparente e esclarecendo a maior quantidade de dúvidas.
Esses canais também auxiliarão na resolução de problemas de forma mais ágil porque a empresa conseguirá comunicá-los com eficiência. Ou seja, pequenas complicações serão eliminadas antes de se tornarem um grande estresse.
E não para por aí: as próprias negociações que você fizer serão mais promissoras com esses canais de comunicação estabelecidos. Isso facilitará a tomada de decisão sobre ajustes, prazos, preços e todo componente comercial que vocês precisam conversar.
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3 – Monitore os indicadores de desempenho dos fornecedores
Como você sabe se a parceria com o fornecedor está dando certo? Basta olhar para os dados. É por isso que você deve, para manter um bom relacionamento com os fornecedores, monitorar os indicadores de desempenho deles.
Um aspecto extremamente positivo de se fazer isso é que você consegue obter, por meio de métricas eficientes e informações mensuráveis, uma avaliação objetiva da performance dos fornecedores.
Junto a isso, outros benefícios que refletem no desenvolvimento de uma boa relação com eles são:
- Melhoria contínua, visto que você poderá encontrar pontos que devem ser aprimorados ou corrigidos;
- Cumprimento de acordos: quando você acompanha os indicadores de desempenho, garante que os fornecedores cumprirão tudo aquilo que foi acordado em contrato, como as metas.
4 – Solicite feedbacks
Por fim, o feedback deve fazer parte das medidas para que você tenha um bom relacionamento com os fornecedores. Certas razões justificam bem isso, como o fato de você e o fornecedor conseguirem expressar, de forma construtiva e quando necessário, opiniões e sugestões que tornem a parceria ainda mais promissora.
O feedback também vai reverberar em outras vantagens, como:
- Alinhamento da expectativa de ambos, o que ajudará na menor quantidade (ou mesmo ausência) de conflitos e mal-entendidos;
- Valorização, já que as duas partes poderão reconhecer o mérito um do outro — o que todos nós sabemos ser um incentivo para que mais práticas positivas ocorram;
- Solução de problemas de forma proativa: vocês serão capazes de resolver “faíscas” antes que elas virem um grande incêndio e causem impactos significativos.
Busque (sempre!) ter bons relacionamentos com fornecedores
Como deu para perceber ao longo da leitura deste conteúdo, quando você tem um bom relacionamento com fornecedores, isso vai abranger uma grande quantidade de aspectos.
E mais do que isso: não se resume a ter um fornecedor com o qual é possível desfrutar de benefício mútuo. É ter um fornecedor que esteja disposto, assim como você, a se adaptar às eventuais mudanças quando os desafios comerciais surgirem (porque eles irão).
Por isso, é importante que, ao iniciar uma parceria com novos fornecedores, você tente encontrar o máximo de indicativos de que aquela relação será duradoura e benéfica para as duas partes.
Agora que sabe o que caracteriza um bom relacionamento com fornecedores e como desenvolver um, hora de impulsionar o seu negócio e mantê-lo distante de qualquer relação prejudicial que vá sugar a saúde corporativa.