Selecione o cliente/fornecedor, e dê dois cliques na tabela de títulos. Segue imagem abaixo:
1. Empresa: empresa em que o título será contabilizado. Ver Cadastro Empresa;
2. Nº Documento: nº que identifica o documento. O número pode ser digitado pelo usuário ou gerado automatico e sequencial pelo sistema, Ver sua configuração no Cadastro da Descrição Títulos;
3. Descrição Título: selecionar a descrição resumida referente ao título lançado. O usuário pode fazer uma descrição detalhada sobre o título clicando na palavra "Descrição Resumida". O botão I abre o Cadastro da Descrição dos Títulos onde pode ser configurado algumas opções automáticas do título. Ver Cadastro Descrição Títulos;
4. Tipo Documento: todo título lançado em contas a pagar é considerado como débito e contas a receber como crédito;
Débito: marcação automática pelo sistema em contas a pagar;
Crédito: marcação automatíca pelo sistema em contas a receber;
Mv. Caixa: somente para constar no movimento de caixa.
S/Mv. Caixa: não ira constar no movimento de caixa.
5. Valor Total: valor total do crédito ou débito com o cliente ou fornecedor;
6. Prestação: nº de títulos, parcelas ou prestações em que o valor total será dividido;
7. Nº Prestação: gerado automáticamente pelo sistema indicando o nº do título / quantidade de títulos gerados;
8. Data Vencimento: data do vencimento do título da 1ª prestação;
9. Valor Prestação: valor do títulos ou da prestação. O seu valor é calculado automaticamente, dividindo o valor total pelo número de prestações informadas;
10. Juros: percentual de juros do título que será calculado automaticamente pelo sistema ao quitar o título em atraso;
11. Multa: a multa pode ser identificada em percentual ou em valor que será considerada na quitação em atraso;
12. Alterar Título c/ Novo Vencimento: pode ser identificado uma nova data ao título e com base no juro e multa o sistema calcula automáticamente o novo valor para o título
13. Descrição Banco/Factory: seleção do banco ou factory em que o título será movimentado. Serve para extrair extratos de contas do banco;
14. Impresso: identifca a impressão ou não do título por meio de recibo ou boleto bancário;
15. Situação Título: é a situação do título em relação a sua quitação. Como padrão inicial fica selecionado como N - Não Aplicável. Pode ser identificado como cancelado, descontado em banco, em cartório, sem recuperação e outros;
16. Vendedor/Comissão: selecionar o vendedor do título e sua comissão... somente nas contas a receber....
Nos casos de geração de boletos bancários incluir sua despesa, o nosso número é gerado automaticamente pelo sistema e a ocorrência indica o status do título em relação a emissão do boleto como segue:
00 - Não será enviado: título não entra no filtro de geração de boletos ou arquivos de remessas;
01 - Não Enviado: título que deve ser gerado boleto ou incluído em arquivo de remessa para o banco;
02 - Enviado e Nâo Confirmado: título enviado ao banco pelo arquivo de remessa e sem retorno de sua validação;
03 - Enviado e Confirmado: título enviado ao banco e validado para emissão da cobrança;
04 - Enviado e Rejeitado: título enviado ao banco e não validado, devendo o usuário identifcar o motivo de sua rejeição e alterar os dados do título para reencaminhar ao banco;
A ocorrência inicial 00 ou 01 pode ser definida pelo usuário ou gerada pelo sistema, Ver sua configuração no Cadastro da Descrição Títulos. As ocorrências 02, 03 e 04 são definidas automaticamente pelo sistema;
17. Lançar Contrapartida: informando o nome do cliente/fornecedor e clicando em "Salvar" o sistema irá reproduzir o lançamento como contrapartida para movimentação de caixa. Se o lançamento atual é um débito lança a contrapartida como crédito e vice-versa... se é crédito lança como débito....
18. Receber: botão para quitação do título. Ver Quitação de Títulos;
19. Receber: reproduzir título de acordo com o nº de prestações informado. O sistema gera automaticamente as demais prestações com base na primeira prestação já lançada.
O sistema pedirá para confirmar o intervalo de dias entre as contas, e mostrará a quantidade de contas a serem geradas, seu valor e a data da primeira conta.
Para intervalos de 30 dias, marque a primeira opção. Desta maneira o sistema manterá o dia fixo e incrementará o mês na data de vencimento, trabalhando com o calendário comercial (todos meses tem 30 dias).
Para definir um período exato de dias, marque a segunda opção. Desta meneira o sistema calculará a data da próxima prestação mantendo o intervalo de dias informado (calendário civil, meses podem ter 30 ou 31 dias e fevereiro pode ter 28 ou 29 dias).
20. Filtro Personalizado: opção de filtro de variáveis especificas dos títulos;
21. Filtrar: filtros da tabela configurados pelo usuário. Os filtros podem ser montados pelos usuários utilizando todas as variáveis da tabela. Ver Configurações de Filtro;
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